Restaurantes e lanchonetes criam cardápios para mostrar algo além do menu
Um ambiente bacana, um atendimento atencioso, além de comida de qualidade, são elementos essenciais para um bar manter a clientela e conquistar novos frequentadores. Mas um item sempre ganhou pontos pela criatividade. Em alguns lugares, o cardápio é um atrativo a parte, uma troca que rende sorrisos, aguça a curiosidade e o resultado são pedidos extras.
Em Campo Grande, alguns estabelecimentos adotaram a tática e chamam atenção pela irreverência, independente da localização, no centro ou na periferia.
Uma ideia criativa e trabalhosa é a do restaurante Tibatata, localizado na Afonso Pena, que tem os pratos com nomes em tupi-guarani. Até ai nada de muito diferente, o trabalho mesmo está no glossário, feito no verso e que explica o significado de cada nome escolhido.
A batata como molho à bolonhesa foi batizada de Etê. A Tupã tem 4 queijos e a Ybytucatu tem salsicha entre os ingredientes.
Outro detalhe está na hora de apresentar determinado tipo de alimento, os caldos por exemplo têm “gostinho de lar doce lar” e as saladas lembram que “ser saudável é gostoso”.
No bairro Buriti, quem consegue esse bate-papo na hora de mostrar as ofertas da casa é o Delícias da Tia, lanchonete especializada em cachorro-quente. O cardápio começa apresentando a “Tia Delza”, a proprietária que serve os quitutes que faz com carinho aos clientes. “A satisfação de ver um sorriso e a famosa expressão de 'huuum' é o que nos motiva a fazer o melhor a cada dia”, detalha o menu.
Na hora de apresentar os lanches, o texto descreve cada ingrediente. Para o hot dog do Tio Dé, por exemplo, a explicação começa assim: “Essa receita é pra lá de especial e tem sabor único!” E detalha todos os ingrediente um por um até terminar destacando que a "batata palha que cobre o lanche é sequinha e crocante". O cardápio é bem colorido e tem um apelo visual quem encanta.
“O conceito de só descrever os itens me incomodava um pouco, fica parecendo lista de compras para casa. Por isso, quando pensei o cardápio do Delícias, queria algo que o cliente fosse lendo e imaginando como o lanche ficaria. Um texto literário que estimulasse a imaginação”, pontua o publicitário Junior Ribeiro, de 30 anos, que é filho da “Tia”.
Outro exemplo está impresso no cardápio do Trutis Café, o local que trouxe o bacon como ingrediente principal oferece a opção de bacon de soja e se explica sobre o que na verdade é uma brincadeira. “Não! Mentira! Eu não faria isso com você ahauhauahua”.
Na opção do “caldim do dia” a definição é clara: “As vezes de feijão ou batata baroa, muitas vezes mandioca e carne seca, outras peixe... às vezes nem tem”. São só alguns exemplos, mas cada linha do cardápio é um sorriso e uma sensação de acolhida, é como se você tivesse lendo uma mensagem de um amigo sobre as opções para a jantar na casa dele.
Segundo o chefe Loester Souza, de 36 anos, responsável pela concepção do cardápio, o texto acabou surgindo naturalmente. “Eu escrevi como se estivesse falando com o meu cliente, e o cardápio ficou com a cara do bar, bem descontraído”, conta.
Serviço:
Trutis Café: Rua Sebastião Lima 586.
Delícias da Tia: Avenida Lúdio Coelho, 163, Buriti
Tibatata: Av. Afonso Pena, 5668 Campo Grande