ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Sem emprego pela pandemia, casal transforma área gourmet em "bar"

"Recanto do Guerreiro" já era o nome da varanda do casal que abriu conveniência dentro de casa no São Conrado

Paula Maciulevicius Brasil | 26/04/2021 08:16
Camila e Rodrigo, casal de guerreiros que abriram o recanto ao público depois que pandemia os tirou o emprego (Foto: Henrique Kawaminami)
Camila e Rodrigo, casal de guerreiros que abriram o recanto ao público depois que pandemia os tirou o emprego (Foto: Henrique Kawaminami)

"Recanto do Guerreiro". A área gourmet de Rodrigo e Camila Santana já tinha este nome bem antes de pandemia fazê-los abrir o estabelecimento como conveniência, que hoje recebe a clientela com cardápio de drinks. Juntos há 12 anos, eles sonhavam em ter uma varanda e uma churrasqueira onde pudessem descansar de toda a correria de quem batalha de segunda a sexta.

A casa do bairro São Conrado foi comprada há 10 anos e a reforma para criar a sonhada área gourmet foi sendo realizada aos poucos, entre 2013 e 2017. "A gente colocou o nome de recanto do guerreiro, porque guerreiro é a gente que sempre teve essa garra de correr atrás, de não esmorecer, não baixar a cabeça", explica Camila Santana, de 32 anos.

Varanda do casal ganhou decoração para receber clientela (Foto: Henrique Kawaminami)
Varanda do casal ganhou decoração para receber clientela (Foto: Henrique Kawaminami)

No ano passado, Rodrigo recebeu uma proposta de trabalho que não se concretizou e ainda deixou de dívida uma moto que ele precisou comprar. A empresa onde estava em vias de assinar o contrato era prestadora de serviços da Energisa e, com a pandemia, fechou as portas, deixando o rapaz na mão. Camila trabalha com costura e confecção de vestidos para aluguel, que também sofreu com o cancelamento de festas. A saída encontrada pelos dois foi de montar uma conveniência.

A primeira ideia era de alugar um espaço, mas fazendo as contas, seria mais fácil gastar para investir em mercadoria do que pagar aluguel. Foi então que eles começaram, em março de 2020, a vender cervejas com apenas 1 freezer dado por um amigo e uma geladeira doada pela patroa da mãe de Camila, dentro de casa mesmo.

Fachada de casa recebeu obra para se tornar uma conveniência (Foto: Henrique Kawaminami)
Fachada de casa recebeu obra para se tornar uma conveniência (Foto: Henrique Kawaminami)

O recanto do guerreiro que antes fazia referência só ao casal foi estendido aos clientes. "Quando a gente resolveu abrir, quis colocar recanto porque todo mundo batalha, corre atrás e merece ter um momento de lazer", justificam os donos.

Particularmente, Camila conta que sempre teve vontade de ter um negócio no ramo, mas a ideia nunca tinha florescido. "Foi na cara e na coragem mesmo. Começamos com um freezer e uma geladeira, o que não dava para por lá, eu arrumava espaço na nossa geladeira pessoal", recorda.

No começo, eles não atendiam de portão aberto, era só a parte da churrasqueira, sem que os clientes entrassem na varanda, até porque eles não tinham banheiro para oferecer. "Depois fomos ficando conhecidos e melhorando as coisas. A gente tem cerveja trincamente gelada, que é o nosso bordão, chopp de vinho, picolés, sorvetes, destilados, cachaça artesanal e drinks", descreve.

Cartela de drinks é diferencial de conveniência (Foto: Henrique Kawaminami)
Cartela de drinks é diferencial de conveniência (Foto: Henrique Kawaminami)

Colocar drinks no cardápio foi sugestão de Camila que ainda não tinha visto nenhuma conveniência oferecer. Para isso, a jovem foi estudar coquetelaria e mixologia. O aperfeiçoamento levou, além da junção de ingredientes, a ideia de dar nomes da "moda".

"A gente tem o Blessed, o Piscininha, o Proibição, Alok e o drink da Hungria", se refere ao da foto.

A decoração começou com itens que o casal já tinha quando o recanto do guerreiro era só para eles. Quadrinhos, plantas, namoradeira e hoje até um parachoque de carro estão pelas paredes. "Quando a gente decidiu abrir para o público ficar, quisemos puxar para o nosso estilo mesmo", explica Camila.

Com ideias do pinterest, eles revestiram os dois banheiros com história em quadrinhos e para fora, na parede, Camila desenhou asas que virou parada obrigatória para foto.

Asas desenhadas pela própria Camila (Foto: Henrique Kawaminami)
Asas desenhadas pela própria Camila (Foto: Henrique Kawaminami)

A clientela hoje não se resume só aos vizinhos, como também de outros bairros e cidades. Com o movimento crescendo, eles "perderam" a sala de casa para dar espaço aos sete freezers e todos os produtos que ficam à mostra.

"Hoje o recanto se tornou nosso filho caçula, porque cada coisinha que você vê aqui é um cuidado, desde uma plantinha até um abridor de garrafa, tudo tem cuidado e carinho. Ele se tornou a coisa mais importante da nossa vida financeira. É o nosso trabalho e a gente se identificou muito com ele, porque através do recanto conhecemos várias pessoas bacanas", finaliza Camila.

O Recanto do Guerreiro funciona a partir das 8h da manhã de terça a domingo. Os horários de fechamento variam conforme os decretos municipais. O local fica na rua Pôrto União, 103, no São Conrado.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias