Você pode trocar a carne de sol do caribéu pantaneiro pela soja
A chef Laís Lunardon está sempre em busca de resgatar memórias afetivas em sua alimentação vegana. Recentemente, ela pediu sugestão para o almoço e o que mais aguçou seu paladar foi o caribéu pantaneiro, aquele tradicional prato feito à base de mandioca e carne na panela de pressão.
“Sabe aquela comida que te aconchega, que tem cara de casa de família mesmo? Para mim o caribéu é uma delas. Tradicionalmente, ele é feito de carne de sol e mandioca, mas na minha versão usei proteína de soja”, conta Laís.
Ela diz que costuma utilizar marcas não transgênicas. Inclusive, também é possível usar cogumelos ou grão de bico na versão vegana. Confira a receita:
Ingredientes:
- 500g de proteína de soja
- 500g de mandioca
- 2 dentes de alho
- 1 cebola grande
- 150g de pimentão vermelho
- 1 colher de sopa de shoyo
- Páprica a gosto
- 50g de cheiro verde
Modo de preparo – Hidrate a soja com shoyo e páprica e depois dê uma picadinha. É mais fácil deixar a soja saborosa se ela estiver em pedaços menores.
Em seguida, refogue o alho, cebola e o pimentão vermelho em uma panela. Acrescente a soja e deixe ficar douradinha, levemente grudando no fundo da panela para dar cor e sabor ao caldo.
Depois, acrescente a mandioca – pois se a receita é pantaneira, é mandioca e não macaxeira – junto do tomate picado e deixe dar mais uma refogada. Por fim, acrescente água, acerte os temperos e deixe por 20 minutos na panela de pressão. Depois, basta abrir, acrescentar o cheiro verde e servir.
Laís usou arroz integral e farofa como acompanhamento.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.