Acaba hoje prazo para declaração de Imposto de propriedade rural
Esse ano, a Receita espera receber de 5,84 milhões a 5,9 milhões de declarações em todo Brasil
Proprietários de áreas rurais em Mato Grosso do Sul e demais localidades do País, têm até às 23h59 de hoje, sexta-feira (30), para entregarem o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) à Receita Federal.
O envio começou no dia (15) de agosto, e conforme balanço divulgado recentemente pela secretaria especial, 4.725.521 contribuintes já fizeram suas declarações em todo Brasil. Esse ano, a Receita espera receber de 5,84 milhões a 5,9 milhões de declarações.
Quem deve declarar- Todas as pessoas e empresas que possuem áreas rurais, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel, devem entregar o relatório. Quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto devido.
Como fazer- O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federal e transmiti-la pela internet.
O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas mensais, sendo que nenhuma pode ter valor inferior a R$ 50. Imposto abaixo de R$ 100 deve ser pago em quota única. Tanto o pagamento em uma vez quanto a primeira quota devem ser pagos até o último dia do prazo de entrega da declaração.
Em caso de dúvidas, o produtor pode procurar o NAF (Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal). As orientações são fornecidas de forma virtual e gratuita. O endereço do polo pode ser conferido aqui.