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Lado Rural

Em 7º no ranking, MS abriu 9.613 empresas de agronegócio em um ano

Levantamento aponta que, ao contrário dos outros setores, o agro é o que abriga menos MEIs

Por José Roberto dos Santos | 26/07/2024 13:57
Setor de agronegócio registrou aumento de 5,8% na abertura de novas empresas; (Foto: Divulgação/Freepik)
Setor de agronegócio registrou aumento de 5,8% na abertura de novas empresas; (Foto: Divulgação/Freepik)

Entre abril de 2023 e abril de 2024, o agronegócio brasileiro ampliou em 5,8% sua representatividade no mercado, com saldo positivo de mais de 45 mil novas empresas, totalizando 837.008 unidades instaladas atualmente no País. Nesse ranking, o Mato Grosso do Sul – que tem sua economia baseada em agricultura e pecuária – fica em 7º lugar, com a abertura de 9.613 empreendimentos. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há 30 anos, com base em dados oficiais.

Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, a ascensão agro deve-se principalmente à região Sudeste, por concentrar sozinha 727.185 companhias. Em seguida, vem o Sul, responsável por 36.423 unidades, sendo quase alcançado pelo Centro-Oeste e seus 36.291 estabelecimentos. Nas últimas posições, estão Nordeste, com 26.071, e Norte, somando 11.038 empresas.

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Confirmando os números acima, os 10 maiores mercados agro são, em ordem decrescente, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

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O levantamento aponta ainda que, ao contrário dos outros setores econômicos, o agribusiness abriga menos — apenas 74.581 — MEIs (Microempreendedores Individuais), em detrimento das demais naturezas jurídicas que tendem a gerar mais empregos e, juntas, somam 762.427 CNPJs.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o IPC Maps, a categoria de MEI foi a que mais cresceu de 2023 para 2024, aumentou 18,3% – de 2.009 para 2.376 microempreendedores individuais, seguido pelas microempresas, com 15,6% de crescimento.

O IPC Maps

Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento.

* Matéria editada às 14h16 para correção de informações.

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