ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Lado Rural

Novembro tem mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa

Com calendário invertido esse ano, etapa de novembro deverá imunizar todo o rebanho, de mamando a caducando

José Roberto dos Santos, especial para o Campo Grande News | 27/10/2022 09:51
Bovino recebe vacina contra febre aftosa em etapa anterior; dose de 2 ml deve ser aplicada na tábua do pescoço do animal. (Foto: Arquivo/Mapa)
Bovino recebe vacina contra febre aftosa em etapa anterior; dose de 2 ml deve ser aplicada na tábua do pescoço do animal. (Foto: Arquivo/Mapa)

Mato Grosso do Sul e outros 9 estados da federação deverão, de 1º a 30 de novembro, vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, contra a febre aftosa. Para as regiões do Planalto e Pantanal a aquisição da vacina estará liberada nas revendas cadastradas a partir desta quinta-feira, 27, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A previsão da Iagro é de que cerca de 20 milhões de animais sejam imunizados até o fim desta campanha.

A agência sanitária alerta para a necessidade de registro da vacinação, o que deve ser realizado pelo produtor rural da região do Planalto entre os dias 1º de novembro e 15 de dezembro no portal GAP, que pode ser acessado clicando AQUI.

Já no Pantanal, os optantes do mês de novembro devem vacinar todo o rebanho, entre 1° de novembro e 15 de dezembro. O registro deve ser realizado entre os dias 1° de novembro e 31 de dezembro.

A vacina – As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. A orientação das autoridades sanitárias é que sejam usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

O índice de vacinação contra a febre aftosa na etapa de maio alcançou a marca de 99,73% de animais. No total, foram vacinados 11,7 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos. Excepcionalmente, no ano de 2022, as etapas foram invertidas, sendo que todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade deveriam ser vacinados na primeira etapa (em maio) e, todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, na segunda etapa (agora em novembro).

Área livre sem vacinação – O Estado terá status de área livre de febre aftosa sem vacinação a partir de 2023, ao concluir em novembro deste ano a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com o último levantamento do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), a campanha de imunização do rebanho bovino sul-mato-grossense deste ano será a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais. O assunto será debatido no V Fórum PNEFA no dia 23 de novembro deste ano.

Serviço:

Mais informações sobre a vacinação: 0800-647-6713 (Iagro-MS)

Nos siga no Google Notícias