Safra de grãos 2021/2022 tem expectativa recorde, diz ministra
Montante pode chegar a 291 milhões de toneladas
A safra de grãos 2021/2022 pode chegar a 291 milhões de toneladas graças ao entusiasmo do setor pelos preços e pelo bom desempenho da agricultura brasileira. A avaliação é da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entrevistada desta terça-feira (28) no programa A Voz do Brasil.
“São vários aspectos que contribuíram para que o produtor rural produzisse cada vez mais. Temos aí a expectativa e a estimativa de uma safra recorde, não só com aumento de área, mas também com aumento da produção, da produtividade. Essa é uma estimativa boa”, disse.
Segundo ela, os números podem flutuar um pouco para mais ou para menos, a depender da situação de chuvas no país. “Por enquanto, temos boas perspectivas. Temos um pouquinho de seca, muito pontual, no Rio Grande do Sul, no Paraná e no meu estado, Mato Grosso do Sul. No resto do país, vem acontecendo muito bem”.
Produção local – Em Mato Grosso do Sul, segundo o Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o cenário climático variou bastante nas últimas semanas, tendo um período importante com registros de estiagens em algumas regiões de destaque na sojicultora do estado.
Isso trouxe preocupação sobre possíveis impactos ao potencial produtivo da cultura, especialmente para aquelas lavouras que estão em fase reprodutiva. No entanto, a partir do segundo decêndio de dezembro as chuvas voltaram a ocorrer e a expectativa é que estas sejam regulares o bastante para amenizar o déficit hídrico enfrentado anteriormente.