Seminário discutirá queda drástica na produção de leite em MS
Apesar do crescimento em qualidade genética, MS vê produtores migrando para outras atividades mais rentáveis
A queda de 45,42% na produção de leite em Mato Grosso do Sul, no período de 2015 a 2022, e com os produtores migrando para outras opções produtivas como soja e milho, levou a Assembleia Legislativa de MS a promover, no dia 30 de maio, no Plenário "Dep. Júlio Maia", o "Seminário Estadual do Leite – Desafiando Gestores e Criando Oportunidades", com início às 13h. A proposição é do deputado estadual Renato Câmara.
O evento será realizado em parcerias com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do MS, e Governo do Estado por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Coordenador e presidente da Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa, Renato Câmara enfatiza toda sua preocupação com a vertiginosa queda na produção de leite em Mato Grosso do Sul e, ao mesmo tempo, a necessidade de incentivo aos produtores para que a bacia leiteira volte a patamares de anos anteriores quando a produção supria a demanda interna de MS.
Perfil do setor
Dados do IBGE apontam a existência de aproximadamente 60 laticínios em MS (nas cinco macrorregiões) e 20 mil produtores de leite, segundo nota distribuída pela assessoria de imprensa do parlamentar. O destaque é a eficiência e avançada genética que permitem exportar matrizes para outros estados. Por outro lado, os levantamentos apontam que a queda na produção estaria ligada a migração do produtor para atividades mais rentáveis.
"Hoje, Mato Grosso do Sul está importando leite de outros estados para atender o consumo local. Temos a informação de que somente no período de 2015 a 2022 a produção sofreu redução de 45,42% e a queda continuou em 2023", justifica Renato Câmara, vice-presidente da Assembleia Legislativa.
O Seminário acontecerá concomitantemente à Semana Sul-Mato-Grossense do Leite, instituída pela Lei Estadual nº 4.409 de 2013, e o Dia Mundial do Leite, eventos que acontecem de 28 de maio a 06 de junho. E contará com as presenças de grupos e instituições da iniciativa pública e privada que integram a cadeia produtiva do leite de MS.