A dois dias do outono, MS está sob alerta de chuvas intensas e tempestade
A atuação da frente fria e o aumento de nebulosidade vão deixar o clima mais agradável
A dois dias do início do outono, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou nesta sexta-feira (18), Campo Grande e mais 36 municípios de Mato Grosso do Sul sob alerta de chuvas intensas e tempestades.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a aproximação de uma frente fria associada a outros sistemas deixa o tempo instável, provocando chuvas e favorecendo temperaturas mais amenas no fim de semana também. São esperadas chuvas de intensidade moderada a forte, e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
Além da frente fria, a convergência de umidade em baixos níveis, a combinação de calor e umidade, o deslocamento de cavados, e um sistema de baixa pressão atmosférica vindo da Argentina com deslocamento para o Paraguai podem provocar acumulados significativos, de até 80 mm (milímetros). A atuação da frente fria e o aumento de nebulosidade, bloqueiam os raios solares e limitam o aquecimento da superfície, deixando o clima mais agradável com máxima de 32ºC.
Além da Capital, as cidades que devem ficar em alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilância, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilância, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
O aviso termina na manhã deste sábado (19), mas o alerta deve ser renovado para o dia seguinte também. O outono começa às 11h33 de domingo (20).