Após mais de 700 anos, alinhamento de Júpiter e Saturno será visto a olho nu
Para ver o show é necessário que o céu esteja limpo, sem chuva ou nuvens densas
Esperado por fãs da astronomia, Júpiter e Saturno irão estar alinhados nesta segunda-feira (21) após quase 800 anos. De acordo com o portal Uol, é necessário que o céu esteja limpo para que seja possível ver o show a olho nu durante o anoitecer.
Durante os últimos meses, os dois planetas estavam aparecendo de pouco em pouco, mas a união finalmente acontece hoje. Devido à localização do Brasil do globo, é necessário estar atento porque o evento estará visível por cerca de uma hora, começando cerca de 30 minutos após 18h.
As instruções básicas indicam que lugares mais altos e com vista do horizonte são melhores. É necessário olhar para o Noroeste, mesmo sentido em que o Sol se pôs.
Júpiter é o planeta mais brilhante e, sem equipamentos, será difícil separar Saturno, que estará acima e mais à direita. Durante os próximos dias será possível ver os dois se separando novamente pouco a pouco.
A última mês que esse fenômeno foi vista data há mais de 700 anos, conforme o portal Uol. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Clube de Astronomia Carl Sagan da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul não irá realizar ações para o evento.
(*) Matéria atualizada às 13h08min para acréscimo de informações.