ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Biólogo, Riedel será homenageado em evento com colegas renomados

Para comemorar regulamentação da profissão, conselho regional realizará dois eventos na Capital

Por Gabriela Couto | 26/09/2024 09:11
O criador e sua criatura: governador Eduardo Riedel ao lado de um dos animais melhorados geneticamente da raça Brangus (Foto: Instagram)
O criador e sua criatura: governador Eduardo Riedel ao lado de um dos animais melhorados geneticamente da raça Brangus (Foto: Instagram)

Neste ano de 2024, a regulamentação da profissão de biólogo no Brasil completa 45 anos, marcando quase meio século de avanços e desafios enfrentados por esses profissionais que atuam em diversas áreas da ciência.

Para celebrar essa carreira, o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), que abrange São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, organizou um evento especial nos dias 26 e 27 de setembro, em Campo Grande.

Hoje pela manhã, durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa serão entregues diplomas de honra ao mérito a biólogos e profissionais de outras áreas que contribuíram significativamente para a Biologia.

Entre os homenageados estavam nomes como coronel Ângelo Paccelli Cipriano Rabelo, Arnildo Pott, Artur Henrique Leite Falcette e Sueli de Oliveira Bonafé Santos, funcionária mais antiga do CRBio-01, com mais de 30 anos de serviços prestados.

Amanhã será realizado um simpósio no Bioparque Pantanal, com o tema “A importância da atuação do biólogo nesses 45 anos de regulamentação da profissão”. O evento, de entrada gratuita, reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para debater os avanços e desafios da profissão.

A programação conta com palestras de biólogos renomados, como Paulo Lee, do Instituto Butantan, Cristina Miyaki, da USP, e Willian Menq, especialista em aves.

O simpósio também homenageará biólogos que se destacaram ao longo de suas carreiras, entre eles Edson Kubo, José Sabino, e o próprio governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que é biólogo de formação e especialista em genética.

Com mais de 74 mil biólogos registrados no Brasil e uma atuação que se expande por diferentes áreas, a profissão é considerada essencial para o desenvolvimento da ciência e a proteção ambiental no país.

Para participar do simpósio e conferir a programação completa, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: Simpósio 45 anos da profissão de biólogo.

Folder de divulgação do evento (Foto: Ilustração)
Folder de divulgação do evento (Foto: Ilustração)

História - O biólogo Edson Kubo, referência na profissão, relembra a longa trajetória que culminou na regulamentação da profissão. O exercício da Biologia no Brasil remonta a 1808, com a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Naquela época, os profissionais eram conhecidos como naturalistas, especialistas em várias áreas das ciências naturais.

Dez anos depois, em 1818, a criação do Museu Nacional solidificou o desenvolvimento científico no Brasil. No entanto, foi apenas em 1934, com a fundação do primeiro curso de Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo (USP), que a formação específica de biólogos começou a ganhar forma. O curso, inicialmente chamado de História Natural, se dividia entre as áreas de Biologia e Geologia, que só se separaram em 1963, dando origem aos cursos distintos de Ciências Biológicas e Geologia.

Apesar da consolidação dos cursos de Biologia, a falta de regulamentação impedia o pleno reconhecimento profissional, o que gerava dificuldades para os biólogos no mercado de trabalho. Muitos atuavam em funções ligadas à saúde e engenharia, mas enfrentavam problemas por não possuírem respaldo legal para exercer essas atividades.

A luta pela regulamentação intensificou-se na década de 1970, quando biólogos em diversos estados do país foram multados por conselhos de outras áreas profissionais, como o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Em 1970, a mobilização de estudantes e professores de Ciências Biológicas culminou no envio de um projeto de lei ao Ministério do Trabalho, mas foi apenas em 1979 que a Lei 6.684 foi aprovada, regulamentando oficialmente a profissão de Biólogo.

A criação do CFBio (Conselho Federal de Biologia) e dos Conselhos Regionais de Biologia veio anos depois, garantindo o reconhecimento e a fiscalização do exercício profissional. Hoje, são 10 Conselhos Regionais que atuam para proteger a profissão, impedindo que pessoas não habilitadas exerçam atividades regulamentadas e promovendo a ética e a qualidade dos serviços oferecidos pelos biólogos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias