Bioparque sedia evento mundial de observação de aves neste sábado
Iniciativa busca promover o turismo de observação e contribuição com a ciência
O maior aquário de água doce do mundo será um dos pontos de destaque do Global Big Day, um evento mundial marcado para o sábado (12), que reúne entusiastas da observação de aves. Esta será a terceira edição do evento no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, que não só proporciona a contemplação de peixes, mas também é um espaço de encontro para amantes da avifauna.
Os participantes do Big Day enfrentarão três desafios durante a atividade. O primeiro deles é identificar aves em níveis de dificuldade que variam do fácil ao intermediário. Em seguida, os observadores deverão compartilhar uma foto da ave avistada ou da "passarinhada".
Por fim, o terceiro desafio consiste na publicação da lista das aves observadas na plataforma global eBird, que registra avistamentos de aves em todo o mundo. A Passarela de Contemplação, com vista privilegiada do Parque das Nações Indígenas, será o cenário ideal para essas atividades.
Conforme já noticiado pela reportagem, Campo Grande é reconhecida como a Capital das Aves do Brasil, com 396 espécies catalogadas, incluindo a arara-canindé, que atrai muitos visitantes.
Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal, ressalta que o Big Day tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Segundo ela, o espaço oferece uma oportunidade única para que os visitantes possam contemplar de perto espécies raras e migratórias da região.
"A observação de aves, além de ser uma atividade de lazer, é fundamental para a conscientização sobre a proteção das espécies e de seus habitats naturais. O Bioparque Pantanal se destaca pela sua proposta de integração entre educação ambiental e observação de aves, realizando iniciativas que promovem a conservação da biodiversidade", finalizou.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.