ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Brincando de estátua, urutau faz visita ao Campo Grande News

Ave da mesma espécie foi vista no Bairro Mata do Jacinto no último domingo

Por Cassia Modena | 15/04/2025 08:01
Brincando de estátua, urutau faz visita ao Campo Grande News
Urutau no jardim de inverno do Campo Grande News (Foto: Marcos Maluf)

Nesta manhã (15) fresca pós-chuva, o jardim de inverno da redação do Campo Grande News recebeu visitante muito especial: um urutau, espécie popularmente conhecida como mãe-da-lua e ave-fantasma.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um urutau, ave conhecida popularmente como mãe-da-lua ou ave-fantasma, foi flagrado nesta manhã (15) no jardim de inverno da redação do Campo Grande News. A ave, que possui capacidade natural de camuflagem devido à coloração semelhante a um tronco de árvore, permaneceu imóvel em uma planta costela-de-adão, atraindo a atenção dos funcionários. Típica do Cerrado e de hábitos noturnos, a espécie é conhecida por seu canto melancólico e se alimenta principalmente de insetos noturnos. No domingo anterior (13), um exemplar da mesma espécie também foi avistado no Bairro da Mata do Jacinto. A ave, que não representa perigo, permaneceu tranquila no local, ocasionalmente abrindo os olhos para observar quem se aproximava.

Com a cabeça virada para cima e os olhos fechados, o bicho parece meditar mirando o alto. Às vezes, abre os olhos como quem está atento a quem se aproxima, mas não se intimida. Ele permanece imóvel "brincando" de estátua.

O corpo do urutau é da cor de um tronco de árvore e suas penas imitam a textura da madeira, por isso, ele tem a capacidade de se camuflar. No jornal, ele preferiu posar num talo de costela-de-adão ainda umedecido pelas gotas de chuva. Não passou despercebido, é claro. Todo mundo parou para tirar uma foto, mas com cuidado para não assustá-lo.

Brincando de estátua, urutau faz visita ao Campo Grande News
Visitante escolheu descansar em uma costela-de-adão (Foto: Marcos Maluf)

No domingo passado (13), ave da mesma espécie foi vista parada numa árvore no Bairro da Mata do Jacinto.

Segundo o veterinário de animais silvestres, Rodrigo Leal, pode não ser o mesmo indivíduo.

"A ave faz movimentos migratórios, sim, principalmente nos inícios da estações. Ela está adaptada ao meio urbano e é possível haver deslocamento. Só que provavelmente não é o mesmo animal. Eles são territorialistas, gostam de ficar num mesmo local por um grande período de tempo", explica.

O veterinário acrescenta que estamos no período de reprodução do urutau Durante o dia, ele descansa, mas pode sair à noite para acasalar e caçar.

Não é possível saber se é um macho ou fêmea. "Dá para ver que é um animal adulto. Como não tem dimorfismo sexual, não tem diferenças visíveis entre machos e fêmeas. Pode ser que esteja procurando lugar para fazer ninho. Ele faz um mimetismo para chocar", continua.

Rodrigo alerta que a ave fica "boba" durante o dia e que é preciso deixá-la quieta, sem tocar ou se aproximar, para evitar que ela se machuque.

É interessante isolar o lugar, deixar o bicho tranquilo porque ele já tem que se adaptar a essa antropização que nós fizemos no ambiente natural. E geralmente quando acontece o aparecimento desses animais, eles são importunados ao ponto de abandonar local que não é fácil para ele escolher, colidindo numa árvore ou prédio durante o dia. Pode fazer muito mal para ele. Temos que deixar o bichinho na paz. Importunar animal silvestre é crime ambiental", finaliza.

Enigmática - A mãe-da-lua é assim chamada pelos seus hábitos noturnos e seu canto melancólico, até assustador para alguns. Ela é típica das matas do Cerrado.

Há uma lenda popular na Bolívia envolvendo a ave. Ela conta sobre um amor perdido entre uma indígena e um pajé, que virou o canto de lamento que o urutau entoa quando a lua crescente surge no céu.

Brincando de estátua, urutau faz visita ao Campo Grande News
Urutau camuflado em galho de árvore na Mata do Jacinto (Foto: Direto das Ruas)

Mais sobre a ave - O urutau alimenta-se de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros. Ele os caça durante voos.

Não é uma ave perigosa. Pelo contrário, é tranquila e segue dormindo ao lado da redação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias