ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Chuva alagou várias regiões, danificou escola e derrubou acesso de hospital

Temporal começou na região norte e também deixou parte do Bairro Nova Lima sem energia elétrica

Gabriel de Matos | 09/05/2023 18:25
Avenida Consul Assaf Trad alagada nesta terça-feira (Foto: Alex Machado)
Avenida Consul Assaf Trad alagada nesta terça-feira (Foto: Alex Machado)

As chuvas de 31,2 mm registradas em Campo Grande nesta terça-feira (9) causaram estragos e transtornos por toda a cidade. A região norte, na saída para Cuiabá, foi a mais atingida com destaque para a Avenida Consul Assaf Trad, a Avenida Francisco Pereira Coutinho e a Rua Jerônimo de Albuquerque alagadas.

Os bairros com a situação mais crítica foram o Nova Lima, Jardim Anache, Columbia, Vida Nova e Tarsila do Amaral. Os ventos segundo o meteorologista Natálio Abrahão foram de 53 km/h. A temperatura, que estava em 28,3ºC, caiu para 18,6ºC.

As primeiras informações sobre as chuvas chegaram por volta das 15h30 nos bairros Mata do Segredo, Vila Nasser e Monte Castelo. Além desses, a região do Universitário, Jardim Aero Rancho, Amambai, Vila Bandeirantes, Centro, Parque dos Poderes, Jardim dos Estados tiveram chuvas.

Ainda de acordo com Natálio Abrahão, as estações do Jardim Panamá tiveram 14,4 mm de chuva; Carandá Bosque teve 13,6 mm; UPA Aparecida Gonçalves com 24,2 mm e o Centro com 31,2mm. A chuva terminou por volta das 17h15.

Além dos danos citados, a Avenida Rachid Neder ficou intransitável, o Hospital São Julião teve acesso interditado e a Escola Estadual Lino Villachá teve goteiras e alagou.

Avenida Consul Assaf Trad - Veículos, de motos a caminhonetes, passavam pelo trecho alagado do Assaí Atacadista até a entrada do Terminal Nova Bahia. O fluxo do trânsito não está muito intenso, mas devido ao alagamento, a orientação nesses casos é que os motoristas não se arrisquem a atravessar devido à possibilidade de submersão do veículo e danos pessoais, além de materiais.

Rachid Neder - A Avenida Rachid Neder teve transbordamento do Córrego Segredo e alagamento dos dois sentidos da via, próximo às rotatórias de acesso à Avenida Ernesto Geisel, no Bairro Monte Castelo.

A diarista Cristian de Matos, de 49 anos, trabalha em condomínio próximo e informou que não observou veículos parando com problemas mecânicos no meio do alagamento. "Foi somente transtorno para os motoristas e motociclistas que passavam pelo local", relata.

Escola Estadual Lino Villachá - Vídeos feitos pelos próprios alunos mostram diversas áreas com água escorrendo pelas paredes e goteiras no teto. O chão ficou todo molhado em diversas salas e conforme as imagens, em determinados espaços, a água já havia sido puxada.

O Campo Grande News esteve lá e viu que os estudantes estavam bem exaltados e sem saber se a escola estaria pronta para as aulas de amanhã. Na saída, alguns comentaram que na sala de vídeo, estava sendo passado um filme quando a chuva começou forte, por volta das 15h. O sinal de internet começou a oscilar e então, encerrou-se o filme. Os estudantes ficaram aguardando no local.

Condutora presa em veículo - A motorista Maria de Fátima da Silva Domingues, de 44 anos, ficar presa na correnteza que se formou entre as ruas Brisas de Zaragoza, Veridiana e Tenente Tennesse, no Bairro Mata do Segredo.

A chuva fez a nascente do Córrego Segredo transbordar e a ilhou dentro de um Chevrolet Celta. "Foram 30 minutos de muito sufoco, nunca mais vou esquecer", afirmou Maria de Fátima. A mulher de 44 anos foi socorrida por agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Acesso a hospital caiu - A Rua Lino Villachá, via utilizada como acesso principal ao Hospital São Julião, foi interditada após avanço significativo da erosão que assolava a entrada da unidade hospitalar. O problema foi anunciado há 12 dias pelo Campo Grande News e já vinha sendo evidenciado pela instituição há pelo menos um ano. A última vez que o local recebeu manutenção foi há 15 anos, em 2008.

Outros pontos de alagamento - A Rua Ribeirão das Neves, no Jardim Centenário; Avenida Gury Marques, no Universitário, próximo ao Terminal Guaicurus; Avenida Vereador Thyrson de Almeida no cruzamento com a Avenida Raquel de Queiroz, no Aero Rancho; o Terminal Guaicurus e a Rua Francisco Espinosa, no Jardim Los Angeles, também alagaram.

Confira a galeria de imagens:

  • Chuva no Terminal Aero Rancho (Foto: Simão Nogueira)
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Canal de córrego da Avenida Ricardo Brandão (Foto: Paulo Francis)
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News


Nos siga no Google Notícias