ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Cidade de MS está no ranking dos municípios com maior volume de chuva

Na lista divulgada todos os dias pelo Inmet, Paranaíba aparece na 8ª posição com 59,8 mm de chuva

Viviane Oliveira | 18/02/2022 08:08
Cidade de MS está no ranking dos municípios com maior volume de chuva
Em Campo Grande, o tempo deve permanecer nublado durante todo o dia (Foto: Marcos Maluf)

Paranaíba, distante 408 quilômetros de Campo Grande, está na lista dos 20 municípios do país com maiores acumulados de chuva desta quinta-feira (17). No  ranking divulgado todos os dias pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade aparece na 8ª posição com 59,8 mm (milímetros) de chuva. Quem lidera a lista é Diamantino, no Mato Grosso, com 158 mm.

Conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, também houve registro de pancadas chuva em Campo Grande (30,3 mm, volume contabilizado até às 21 de ontem), Ivinhema (25mm), Três Lagoas (14,4 mm), Porto Murtinho (14 mm), Maracaju (5mm), Bela Vista (4mm), Aquidauana (3mm), Dois Irmãos do Buriti e São Gabriel do Oeste (2mm).

Cidade de MS está no ranking dos municípios com maior volume de chuva
Tempo nublado e chuvoso continua em Paranaíba também (Foto: Lucas Anjos)

O tempo vai permanecer instável ao longo do fim de semana em Mato Grosso do Sul, com períodos de sol, intercalado com pancadas isoladas e rápidas de chuva. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão para esta sexta-feira (18) e manhã de sábado (19) é de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo nas regiões centro-norte (Campo Grande, Sonora), leste (Paranaíba, Três Lagoas) e pantaneira (Corumbá e Porto Murtinho).

O deslocamento de cavados, associado à disponibilidade de umidade, aquecimento diurno e a formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai, favorece a formação de instabilidades no Estado.

Na região sudoeste (Sete Quedas, Dourados), o sol predomina e o destaque será para o tempo seco. Os níveis de umidade relativa do ar estarão relativamente baixos, com índices entre  20 a 40%, principalmente durante a tarde quando as temperaturas ficam mais altas. Entre sábado à tarde e domingo (20), a tendência é de tempo firme com variação de nebulosidade na maior parte do Estado.

Segundo o Cemtec, ainda há chance de pancadas de chuvas com tempestades isoladas devido ao aquecimento diurno, que é uma condição típica de verão. No extremo norte (Coxim, Sonora), a chuva será provocada pela atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

Nos siga no Google Notícias