Com 80 milímetros hoje, Dourados tem agosto mais chuvoso desde 2001
Córregos transbordaram, mas Defesa Civil atendeu apenas uma casa alagada em Dourados
Agosto de 2022 já é o mais chuvoso dos últimos 21 anos em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A Embrapa Agropecuária Oeste revela que o volume de chuva do dia 1º até hoje supera a precipitação acumulada nos 31 dias desse mês desde 2001, quando os dados começaram a ser registrados.
Nos 18 primeiros dias deste mês, a chuva acumulada em Dourados é de 178 milímetros – 80 dos quais caíram entre 0h e 13h desta quinta-feira (18). Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado.
Conforme o pesquisador Ricardo Fietz, da Embrapa, até agora, o agosto mais chuvoso em Dourados tinha ocorrido em 2009, com 140 milímetros. Em 2020, a Embrapa registrou 117 milímetros de chuva durante todo o mês oito do ano em Dourados. No ano passado foram apenas 45 mm.
A chuva de hoje alagou alguns pontos da cidade fez córregos transbordarem, mas, segundo a Defesa Civil, apenas uma residência, na Vila Cachoeirinha (região sul de Dourados), foi inundada. O interior da casa foi alagado e móveis e outros objetos foram atingidos. Foi preciso bombear a água retida no quintal.
“Desde as primeiras horas do dia estamos na rua atendendo a população. Fizemos a drenagem de residência na Cachoeirinha e visitamos pontos na cidade que eventualmente têm alagamento, como medida de prevenção. Tivemos uma quantidade de chuva bem maior do que habitualmente”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Rodrigo Vitorino da Cruz.
Defesa Civil se preparou para o frio previsto para amanhã e sábado em Dourados. “A previsão da frente fria é para várias regiões do Sul do Estado e a mínima prevista é de 5ºC. Já estamos preparados para atuar nas ruas com o projeto ‘Noites Frias’ em parceria com a Guarda Municipal”, disse Vitorino. A população de Dourados pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.