Em Ilha dos Sonhos, aposentado desmata e constrói casa com árvores derrubadas
A remoção da vegetação, feita para abir estrada, e a construção são ilegais
Para viver na Ilha dos Sonhos, como é conhecida propriedade no município de Aparecida do Taboado, distante 442 quilômetros de Campo Grande, aposentado de 85 anos derrubou árvores de reserva legal para abrir estrada e utilizou a madeira para construir casa, no mesmo local. Sem autorização de órgão ambiental para fazer as obras, o produtor rural foi multado em R$ 6 mil, nesta sexta-feira, e pode pegar até três anos e seis meses de prisão.
A situação foi descoberta durante fiscalização da PMA (Policia Militar Ambiental). No local, foi verificada a derrubada de árvores de grande porte em área protegida de reserva legal e exploração da madeira.
O idoso realizou o desmatamento de 0,32 hectare na área protegida para a construção de uma pequena estrada, derrubando várias árvores, sem autorização do órgão ambiental. A madeira proveniente da vegetação desmatada estava sendo utilizada na construção de uma casa na área, também sem licença.
As atividades foram paralisadas e o infrator, residente em Aparecida do Taboado, responderá por crime ambiental de degradação de área protegida, com pena prevista de um a três anos de detenção e por crime de construir obra potencialmente poluidora sem autorização, com pena de três a seis meses de detenção. O infrator também foi multado administrativamente em R$ 6 mil.
Confira a galeria de imagens: