Em três minutos, chuva acumula 10 milímetros e alaga ruas
Apesar de alertas sobre temporal, chuva ainda é calma e sem ventos fortes
Em três minutos, a chuva forte que atingiu Dourados nesta quinta-feira (6) acumulou 10 milímetros e foi suficiente para alagar ruas da área central e dos bairros da cidade localizada a 251 km de Campo Grande.
Dourados é uma das 54 cidades de Mato Grosso do Sul incluídas no alerta vermelho (grande perigo) emitido hoje pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apesar de o aviso alertar sobre possibilidade de ventos de até 100 quilômetros por hora e chuva de granizo, a precipitação desta tarde é calma.
Segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, até 13h30 - meia hora de chuva - o volume acumulado era de 14 milímetros, com ventos de 11,3 quilômetros por hora. A temperatura, que chegou a quase 33 de sensação térmica de manhã, caiu para 18,7 graus. A chuva continuava até 13h40.
Em Rio Brilhante, a 153 km da Capital e onde a Embrapa também mantém estação meteorológica, o vento chegou a 35 km/hora, considerado “forte” na Escala de Beaufort, que classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde calmo (velocidade inferior a 2 km/h) até tornado (velocidade superior a 100 km/h).