ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Alerta de tempestade indica ventos acima de 100 km/h

A chuva mais volumosa deve ocorrer no sul do Estado, de acordo com o Inmet

Viviane Oliveira | 06/10/2022 10:05
Motociclista durante a chuva de ontem na região central de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Motociclista durante a chuva de ontem na região central de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou na manhã desta quinta-feira (6) alerta vermelho (grande perigo) de tempestade para 54 cidades com chuva que poderá ultrapassar os 100 mm (milímetros) por dia.

Há previsão de rajadas de ventos superiores a 100 km/h, queda de granizo, danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. O aviso termina às 23h59 desta quinta-feira (6).

Segundo o Climatempo, uma baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o Paraguai estimulando a formação de fortes áreas de instabilidade que se espalham e avançam sobre MS provocando temporais. Passagem de ciclone extratropical com chuva mais volumosa deve ocorrer no sul do Estado.

Faixa em vermelho indica grande perigo de tempestade, principalmente para a região sul (Foto: reprodução / Inmet)
Faixa em vermelho indica grande perigo de tempestade, principalmente para a região sul (Foto: reprodução / Inmet)

Para evitar transtornos no momento de chuva com rajadas de ventos, o Inmet elaborou algumas dicas: desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, em caso de enxurrada, ou similar, guarde documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em situação de grande perigo confirmado, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.

Além de Campo Grande, as cidade que estão sob alerta são: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Guia Lopes da Laguna.

O aviso também vale para os municípios de Iguatemi, Itaporã,  Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Nos siga no Google Notícias