Equipe de ministério visita parque em MS que pode ser privatizado
Unidade de conservação em Bonito foi incluído em lista no mês de abril
O MTur (Ministério do Turismo) iniciou por Mato Grosso do Sul uma série de visitas técnicas para viabilizar a concessão à iniciativa privada de parques nacionais. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Bonito, entrou na lista do governo federal em abril.
A unidade de conservação ainda não está estruturada para visitação, atividade que deverá ser entregue a uma empresa caso a privatização avance. Mesmo assim, a administração deve continuar com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
“Nossos parques possuem um imenso potencial para a atração de mais turistas, e isso precisa ser trabalhado. Somos um dos primeiros do mundo nesse quesito. Estamos trabalhando para possibilitar uma melhor experiência para esse turista, que no pós-pandemia buscará estes atrativos naturais”, declarou o ministro Gilson Machado.
O parque sul-mato-grossense está incluído no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), que recentemente colocou a Eletrobras (Centrais Elétricas S.A.) na lista de privatizações, projeto aprovado pelo Congresso Nacional.
“A concessão de unidades de conservação para a iniciativa privada proporciona a atração de investimentos para estruturação turística dos parques e desonera o poder público dos custos de manutenção, ao mesmo tempo em que preserva a possibilidade de regulação e fiscalização da conservação ambiental pelas autoridades competentes”, explicou o diretor de Ordenamento, Parcerias e Concessões, Eduardo Tati Nóbrega.