Estiagem é tanta que peixe fica fora da água na Lagoa Itatiaia
Monumento agora está em um banco de areia na lagoa do Bairro Tiradentes
Um dos cartões postais campo-grandense, a Lagoa Itatiaia, no Bairro Tiradentes, está sofrendo com o dias de calor recorde, umidade baixa, sem sinal de chuva. O monumento de peixe que há no lugar, que antes ficava debaixo de água, agora é vista em um banco de areia.
Imagens de drone recebidas pelo Campo Grande News mostram a extensão do problema. Além do peixe fora d´água, é possível ver uma faixa de área em toda a extensão do manancial.
Não é a primeira vez que isso ocorre, mas é, pelas imagens, a mais intensa. O quadro começou a ficar assim há duas semanas, conforme a informação recebida.
Eu lamento, infelizmente não tem muito o que fazer, mas eu acredito que seja por causa aquecimento global”, pontua Erick Cavalcante, 28 anos, funcionário público, sentado em um dos bancos do lugar durante o horário do almoço.
Não sei se já chegou a esse nível, mas é triste”, comentou.
Observando a situação da lagoa, Erick aproveitou para falar dos reflexos da estiagem em geral, citando as queimadas do Pantanal e os incêndios urbanos. Para ele, muita gente não tem consciência da gravidade da situação a cidade e Estado.
Moradora da região há um ano, a médica veterinária Leidiane Souza Valério, 33 anos, contou ter o hábito de caminhar e aproveitar a natureza.
Segundo ela, seis meses atrás água ficava no monumento do peixe, agora tá bem baixo. “Não tem muito o que o homem fazer nesses casos”, opina.
Sem previsão de chuva – Se depender da previsão do tempo, a lagoa não vai ter trégua no próximos dias.
De acordo com a previsão meteorológica, só deve haver pancadas de chuva no feriado de 12 de outubro, e ainda assim não será algo significativo.