ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Expedição Alma Pantaneira realiza 11º edição na próxima quinta-feira

Projeto está presente no bioma há 11 anos e presta assistência médica, odontológica e doações

Natália Olliver | 29/10/2022 17:22
Expedição Alma Pantaneira realiza 11º edição na próxima quinta-feira

A 11º Expedição Alma Pantaneira começa na próxima quinta-feira (3), a ação é conhecida por levar assistência médica, odontológica, veterinária, doações e apoio ao povo pantaneiro. Serão 32 voluntários a bordo de 16 veículos, que percorrerão mais de 800 quilômetros.

Conforme Geraldo Albaneze, que está à frente do grupo, o trajeto começa em Porto Jofre, no fim da Transpantaneira no Mato Grosso, e termina em Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Todo percurso deve durar cerca de 12 dias.

“Este ano o Pantanal já está bastante cheio em algumas regiões que vamos atravessar. A previsão da chegada é sempre uma incógnita. Em 2018 ficamos 3 dias presos em meio a água que enfrentamos no caminho. Por isso, temos que estar prontos para encarar o desafio”, comentou

O médico Waldir Albaneze, um dos idealizadores do projeto, ressaltou que alcançar essas pessoas é levar condições básicas de saúde e dignidade à população. “No ano passado realizamos 1.835 procedimentos nas pessoas que vivem em condições de isolamento, principalmente por conta das distâncias e dificuldade de acesso no coração do Pantanal. Alcançar essa gente é levar saúde e conforto a quem passa por dificuldades”, evidenciou.

Além da participação de voluntários, o projeto conta com o apoio de grandes empresas do País, como a Chevrolet, que doou um aparelho de raio-x portátil que, a partir dessa edição, será utilizado pelos dentistas. Ademais a empresa cedeu 2 picapes que integram o comboio dos expedicionários.

A Marinha do Brasil também faz parte dessa lista, ela cedeu dois caminhões com tração nas quatro rodas, uma equipe de fuzileiros para apoiar o grupo e um médico, que este ano integrará a equipe.

Expedição Alma Pantaneira realiza 11º edição na próxima quinta-feira

Pesquisas -  O projeto firmou parcerias com institutos e pesquisas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pantaneiros. Em 2021, a Expedição favoreceu quatro importantes iniciativas, com o Instituto Arara Azul. O grupo observou as aves encontradas pelo caminho para ajudar a identificar o aumento ou diminuição da sua população.

O médico oncologista José Márcio de Barros Figueiredo, realizou um levantamento da incidência de câncer na população pantaneira. Com o resultado do estudo será possível trazer medidas que ajudem os cidadãos locais.

Também foi realizado o levantamento de uma raça de carneiros única no mundo, o ovino pantaneiro, que durante mais de 400 anos evoluiu na natureza, sem a interferência do homem. A investigação deve gerar o registro da raça e ajudar os criadores da região, já que esse animal é muito resistente e adaptado ao Pantanal. O estudo foi feito pelo pesquisador doutor Marcos Barbosa Ferreira.

Além dos animais, o projeto também observou a água consumida pela comunidade. A engenheira Débora Reis colheu amostras e conversou com as pessoas para entender melhor os hábitos de consumo e também realizou a coleta de amostras que serão analisadas em laboratório. O estudo poderá nortear ações que poderão melhorar a saúde das pessoas e oferecer a elas uma maior qualidade de vida.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias