Exploração ilegal de madeira rende multa de meio milhão de reais a fazendeiro
Atividade ilegal foi flagrada durante fiscalização das áreas afetadas por incêndio na Serra da Bodoquena
Fazendeiro de 81 anos, que não teve a identidade revelada, foi multado em R$ 553,5 mil por exploração ilegal de madeira. Ele foi flagrado durante fiscalização da PMA (Polícia Militar Ambiental) nas áreas afetadas por incêndios na região da Serra da Bodoquena, nas cidades de Jardim, Bonito e Porto Murtinho.
Nesta sexta-feira (13), policiais faziam a aferição das áreas afetadas pelos incêndios, quando viram uma grande quantidade de madeira sendo explorada de forma ilegal em área do bioma Mata Atlântica, dentro da fazenda em Porto Murtinho, a 454 km de Campo Grande.
No local, a madeira explorada estava desdobrada em estacas que seriam usadas para cercar a propriedade e algumas estavam armazenadas, sem a autorização ambiental.
Foram apreendidos 1.550 estacas de madeira espécie vinhático, que foram derrubadas recentemente e já estavam fixadas na construção da cerca e mais 80 armazenadas junto com 215 estacas de aroeira, totalizando 1845 estacas.
O responsável pela fazenda se recusou a dizer de onde a madeira era retirada e o proprietário, morador de Dourados, foi multado em R$ 553,5 mil pela exploração de madeira no bioma protegido. Ele também responderá por crime ambiental com pena de 1 a 3 anos de detenção.