ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Frente fria aliada a ciclone vai baixar temperaturas

Mudança no tempo com ventos fortes, possibilidade de chuva e geada chega nesta quinta-feira ao Estado

Gabriel de Matos | 12/07/2023 09:49
Mulher caminhando com casaco na região central de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Mulher caminhando com casaco na região central de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Vai esfriar! Mato Grosso do Sul começa a sentir o efeito de frente fria a partir desta quinta-feira (13) em todas as regiões do Estado. Aliada ao ciclone que afeta a região Sul do Brasil, devem ser registrados ventos mais fortes e chuvas pontuais. Além disso, há risco de geada próximo à fronteira com o Paraguai.

As informações são do meteorologista Olívio Bahia, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Ele ainda destacou que as temperaturas mais baixas devem seguir até sábado.

O Instituto emitiu alerta de ciclone para os três estados da região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o extremo sul do Paraná. Os ventos do ciclone extratropical podem chegar a 110 km/h e rajadas que superam os 80 km/h. Ao longo da quinta, o ciclone irá avançar para alto mar.

O cenário vivido no sul do país não atingirá diretamente Mato Grosso do Sul. Porém, vai intensificar as mudanças para o Estado. "A chuva está mais para a região Sul, os ventos mais para o Sudeste, e para Mato Grosso do Sul, tem a queda de temperatura", explicou Olívio.

Tempo seco no Anel Viário de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Tempo seco no Anel Viário de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Algumas das mínimas previstas para quinta são de 12ºC em Campo Grande; 9ºC em Sete Quedas, Iguatemi, Paranhos e Dourados; 8ºC em Itaquiraí; 10ºC em Mundo Novo e Eldorado; 11ºC em Bonito; 12ºC em Corumbá e Porto Murtinho; 14ºC em Três Lagoas; e 16ºC em Coxim.

Sobre os ventos, o meteorologista afirmou que devem ficar dentro da normalidade. "Uma rajada ou outra, mas nada comparado ao que ocorre no Sul".

A umidade relativa do ar não deve ter mudanças significativas. Na quinta-feira, deve registrar um aumento e depois volta a ficar abaixo dos 60% recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Por exemplo, em Campo Grande, faz cerca de um mês que não chove. A última pluviosidade foi no dia 16 de junho. "Uma aliviadinha amanhã e a partir de sexta-feira cai novamente", destacou Olívio Bahia.

Mato Grosso do Sul está na área de três alertas nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/Inmet)
Mato Grosso do Sul está na área de três alertas nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/Inmet)

Alertas - Mato Grosso do Sul tem três avisos para esta quarta-feira: dois de baixa umidade relativa do ar e um de tempestade. Terminando às 19h, o aviso de baixa umidade de perigo potencial (amarelo) atinge o centro-sul mato-grossense.

Outro aviso mais severo de umidade pega a região norte de Mato Grosso do Sul e parte do Bolsão. As dicas para esses casos é que se evite exposição ao sol e atividades físicas nos horários mais quentes e críticos do dia (10h até as 16h). Além disso, recomenda-se o consumo de bastante líquido.

Já o alerta de tempestade está na região de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Ele vai até as 23h59 desta quarta-feira. Há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Receba a notícia no momento da publicação. ‎Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias