Garoa “tímida” mal apaga poeira e Dourados continua há 28 dias sem chuva
Chuvinha da manhã nem chegou a ser registrada pela Embrapa
Garoa que durou menos de cinco minutos mal apagou a poeira na manhã desta sexta-feira (18) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A cidade está há 28 dias sem chuvas expressivas, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.
O chuvisco verificado em bairros da região sul e parte do Centro foi tão pouco que nem chegou a ser registrado pela estação agrometeorológica instalada na sede da Embrapa, na BNR-163, saída para Caarapó.
Mesmo inexpressiva, a garoa desta manhã foi suficiente para aumentar a umidade relativa do ar, que ficou abaixo de 15% no fim de semana passado. Às 8h de hoje chegou a 86%, segundo a Embrapa. A temperatura está em 20 graus.
Ao contrário de agosto, com chuva quase três vezes acima da média esperada para o mês, setembro teve até agora apenas 1,3 milímetro de precipitação. O volume médio de chuva no mês é de 100 mm, segundo a Embrapa.
As previsões são divergentes para os próximos dias em Dourados. O Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê chuva para amanhã e domingo em Dourados.
Já o Climatempo prevê sol entre nuvens amanhã e chuva de 5 mm no domingo. O aplicativo Clima & Radar indica possibilidade de chuva amanhã e sol no domingo.