Ibama apreende pássaros e pele de jaguatirica em operação
O Ibama realizou neste final de semana uma ação de fiscalização que resultou na autuação e detenção de um morador de assentamento rural localizado no município de Itaquiraí, a 410 quilômetros de Campo Grande.
O autuado mantinha em cativeiro filhotes de maritacas e pássaros capturados na natureza. Além das aves, foram encontradas com o infrator uma pele de jaguatirica, três espingardas de caça e munições de diversos calibres.
Após o trabalho de investigação realizado pelo Núcleo de Inteligência da Superintendência do IBAMA em Mato Grosso do Sul, que já vinha monitorando a atividade de caça e captura de aves da fauna silvestre na região, chegou-se ao autor dos crimes ambientais, residente no município de Itaquiraí.
O município está em região com o maior índice de captura de aves da fauna silvestre nativa no Estado, de onde saem, principalmente, filhotes de papagaios e araras para abastecer o comércio ilegal em Estados como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
O infrator confirmou que havia capturado seis coleiros do brejo e um curió nas matas e brejos da região, e alegou que os filhotes de maritaca que criava teriam caído de ninhos e foram por ele coletados. Foram ainda apreendidos dois canários-belga que estavam sendo mantidos em situação extrema de falta de condições de higiene e sanidade, configurando o crime de abuso e maus tratos a animal doméstico.
As multas aplicadas ao infrator totalizaram R$ 19.500,00 e os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Campo Grande.
A operação contou com o apoio de agentes da Polícia Federal do município de Naviraí, que conduziram o autor para a delegacia do município, onde permaneceu detido pela prática dos crimes ambientais e porte ilegal de armas de fogo.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama/MS.