Inmet alerta para perigo de tempestade e ventos de até 100 km/h em MS
Há risco de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou todo o Mato Grosso do Sul em alerta laranja (situação meteorológica perigosa ) para tempestade com chuva de até 100 milímetros por dia e ventos intensos (variando de 60 a 110 km/h). Há risco de queda de granizo, de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos. O aviso foi emitido às 10h de hoje e vai até 9h de amanhã.
Em dias de chuva forte, é importante tomar alguns cuidados para evitar tragédias. Segundo o instituto, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de local inundado, pedir ajuda para se deslocar, pois há risco de a pessoa ser levada pela correnteza. Deve-se tomar cuidado, principalmente motociclistas, pedestres e ciclistas com buracos cobertos pela água e bueiros abertos. Qualquer emergência acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Reta final de inverno – O inverno entra na reta final trazendo calor de 41ºC e frente fria de 10°C na quinta-feira, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A onda de calor será acompanhada de tempo seco e umidade relativa do ar chegando aos 20% no Estado. A cidade “campeã” em temperatura alta será Corumbá com 41ºC na quarta-feira (21) e mínima de 22ºC na madrugada.
Em Três Lagoas, no leste do Estado, as temperaturas também serão altas. No sul de MS, em Dourados, o clima acima dos 30°C também predomina ao longo da semana. Há previsão de 36°C nesta segunda-feira (19), 33°C na terça-feira e 30°C na quarta-feira. Na quinta-feira a temperatura cai, chegando aos 26°C de máxima e 10°C de mínima. A primavera começa na quinta-feira (22).