ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Inmet alerta que calor vai piorar em Campo Grande e outros 74 municípios

O aviso foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia às 9h59 desta quarta-feira (9) e vai até domingo (dia 13)

Viviane Oliveira | 09/09/2020 11:35
Capivara tomando sol das primeira horas do dia na região do Lago do Amor, na Avenida Filinto Müller (Foto: Herique Kawaminami) 
Capivara tomando sol das primeira horas do dia na região do Lago do Amor, na Avenida Filinto Müller (Foto: Herique Kawaminami)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para onda de calor em Campo Grande e outros 74 municípios com temperatura 5ºC acima da média, o que representa risco à saúde. O aviso foi publicado às 9h59 desta quarta-feira (9) e vai até domingo (dia 13). Também há alertas de umidade relativa do ar baixa para a maioria das cidades com índices abaixo dos 30%.

Na Capital, a máxima nesta quarta-feira será de 37ºC, céu com poucas nuvens e umidade relativa do ar entre 50% a 15%. Em Ivinhema, Ponta Porã, Chapadão do Sul e Paranaíba, as máximas serão de 39ºC, em Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Dourados, Porto Murtinho e Selvíria 40ºC, em Miranda e Sidrolândia 41ºC, em Rochedo 42ºC, em Rio Verde de Mato Grosso, Aquidauana, Coxim e Corumbá 43ºC, em Sonora 44ºC.

Temperatura altas e baixa umidade relativa do ar demandam cuidados especiais com a saúde, segundo alerta o professor do curso de Medicina da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Leandro Silva de Brito.

Pássaro se refrescando e se alimentando no Lago do Amor (Foto: Herique Kawaminami) 
Pássaro se refrescando e se alimentando no Lago do Amor (Foto: Herique Kawaminami)

Entre as recomendações listadas pelo médico estão: beber bastante líquido, água, suco natural, água de coco, manter uma alimentação balanceada, com alimentos refrescantes como frutas mais suculenta, verduras. Os cuidados com as crianças e os idosos devem ser redobrados. Outra recomendação é evitar a prática de esportes entre às 10 horas e 16 horas, horário em que o sol é mais intenso. Colocar bacias e toalhas molhadas que podem umidificar o ambiente também ajudam a melhorar o ar.

Ontem, Água Clara ficou entre as 20 cidades mais quentes do país com os termômetros marcando 39.2ºC. Quem liderou o ranking foi o município de Poxoréu, no Mato Grosso. Os menores índices de umidade relativa do ar foram registrados em Costa Rica e Água Clara (11%), Cassilândia e São Gabriel do Oeste (12%).

Nos siga no Google Notícias