Jiboia de 2 metros é "atração" do feriado em casa de advogado
Epifânio Soares levou um baita susto no início da tarde desta quarta-feira (7), no Jardim Veraneio, em Campo Grande. Ao ouviu barulho na rua, o advogado de 62 anos saiu para ver se era o caminhão de lixo e, quando voltou, viu uma cobra gigante, na grama, na fachada de casa.
A jiboia, de cerca de 2 metros, serpenteava, tentado entrar na residência. Mas como a grade é bem estreita, não conseguiu. O bairro fica na região do Parque do Poderes, ao lado da reserva onde vários animais silvestres vivem.
O proprietário do imóvel, imediatamente, ligou para a Policia Militar Ambiental, mas depois de meia hora nenhuma equipe ainda havia chegado.
A esposa do advogado, ao saber da visita, se trancou dentro de casa, mas Epifânio seguiu como guardião do bicho. Com pedaço de madeira na mão e recipiente com água, ele tentou evitar que a jiboia fosse para a rua.
“Não tenho medo não, já morei na roça. Vou ficar aqui até a polícia capturar porque tenho medo que alguém passe e machuque ela”, explicou.
Mas o temor também era com a habilidade da cobra. “Tenho duas cadelinhas em casa, tenho medo que ela consiga entrar e acabe pegando elas”, contou o advogado.
Maria Aparecida Hortência, de 62 anos, diz que há 20 anos mora na região e nunca encontrou uma cobra. Hoje, o neto soltava pipa e, quando viu a cena no vizinho, correu para avisar a avó. "Pensa se tivesse entrado na minha casa... matava na hora", comentou.
Mas teve gente corajosa, que passou até a mão no bicho, que lentamente foi encontrando um espaço para escapar dos olhares curiosos. Apesar do cuidado de Epifânio, a cobra acabou fugindo por um dos bueiros, antes da PMA chegar.
Pelo tamanho, se trata de uma cobra jovem. A jiboia não tem veneno e é uma das mais comuns de se encontrar nos ambientes domésticos. Mesmo assim, é perigosa porque mata sua presa por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo.