Moradora ilustre de residencial, sucuri de 6 metros vai se mudar para parque
A PMA decidiu pela retirada após moradores terem ultrapassado os limites de segurança
Moradora mais ilustre e “instagramável” do residencial Solar dos Lagos, em Bonito, sucuri de 6 metros está de mudança. Após a divulgação de muitos vídeos, inclusive com pessoas chegando a tocá-la, a gigante vai ser levada para o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
A PMA (Polícia Militar Ambiental) decidiu pela retirada após moradores terem ultrapassado os limites de segurança com o animal.
“Após conclusão dos preparativos (logística, estratégia e local de soltura), iremos realizar a captura, transporte e soltura do animal em local seguro. Possivelmente no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, mas ainda estamos analisando a distância, o trajeto, tudo em prol do bem estar dela, com o objetivo de estressá-la minimamente”, afirma o capitão Basílio Cesar, comandante da PMA em Bonito.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Bonito, Ana Trevelin, a presença da sucuri no residencial não representa perigo para os moradores, desde que respeitassem o espaço do animal.
“O local em que a sucuri tem sido avistada é uma área verde no bairro Solar do Lagos e nós inclusive suspeitamos que existam mais de um espécime passeando por lá. As aparições estão mais frequentes em razão ao período de chuvas intensas, o que têm aumentado as áreas úmidas ao redor dos lagos, que, por sua vez, ampliam o território das sucuris. Elas, no geral, não representam riscos para a comunidade, porém os moradores precisam respeitar os limites do animal e infelizmente soubemos de situações em que pessoas estão se aproximando demais e até tocando na cobra”, afirma.
No fim de semana, circulou vídeo em que uma pessoa faz a medição da sucuri. O condomínio de alto padrão foi construído onde era o antigo balneário municipal, conhecido como "calcarinho". Os lotes são rodeados por lagos que deságuam nos rios de Bonito.