Morte de peixes pode ter sido causada por carga orgânica ou resíduos em rio
Polícia Militar Ambiental ainda investiga o que provocou a morte do cardume
O acúmulo de carga orgânica e lançamento de resíduos no encontro dos rios Paraíso e Sucuriú, em Paraíso das Águas, estão na linha de investigação da PMA (Polícia Militar Ambiental) para identificar o que causou a morte de vários peixes. O caso aconteceu na última sexta-feira (17).
“Falei com o comandante de lá e ele mandou equipe. Aparentemente, é tipo uma dequada, o rio pegou uma carga orgânica da própria imediação e tinha um cardume lá e baixou o oxigênio e teria acontecido essa mortalidade. Estão averiguando também se houve lançamento de resíduos industriais, efluentes”, explica o tenente-coronel da PMA, Edmilson Queiroz.
“Aparentemente é carga orgânica devido à chuva carreada para dentro do rio, que chega de uma vez muito material orgânico, diminui o oxigênio e acaba matando os peixes por asfixia”, completa.
Ainda de acordo com Queiroz, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) foi acionado para fazer a coleta do material da água.
No vídeo enviado ao Campo Grande News, é possível observar o aumento no nível do rio por conta do período chuvoso. O leitor, que preferiu não se identificar, disse que havia diversas espécies encontradas sem vida.