Mudança dos ventos e altas temperaturas formam redemoinho em meio às chamas
Registro foi feito por uma equipe aérea do Ibama, que dá apoio aos brigadistas do Prevfogo
Focos de incêndio no Pantanal de Aquidauana, a 141 km de Campo Grande, impressionam pela velocidade de propagação e força dos ventos, que chegam a formar um redemoinho de fogo. Registro foi feito por uma das equipes aéreas, que auxiliam com helicópteros, os brigadistas do Prevfogo, nesta quinta-feira (1).
Ao Campo Grande News, o coordenador do Prevfogo em Mato Grosso do Sul, explicou que o fenômeno acontece por conta da mudança repentina dos ventos. “Foi na região da fazenda Santa Sofia e aconteceu por conta da diferença de temperatura e pressão, também mudança de ventos”.
O jornal aquidauanense O Pantaneiro noticiou que as chamas têm avançado rapidamente, afetando propriedades em Tupãceretã, Santa Sofia, Entre Rios, Barra Mansa e Rio Negro. A fumaça, visível a quilômetros de distância, tem causado preocupação entre os moradores.
Ainda segundo o jornal local, o incêndio já atingiu cercas e estruturas nas fazendas afetadas, aumentando o impacto sobre a agricultura e a pecuária local. As equipes de combate a incêndios estão trabalhando intensamente para controlar as chamas, mas as condições climáticas adversas e a vegetação seca complicam os esforços.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.