ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Não foi bolha de calor, mas Capital registrou 25,9ºC na madrugada

A diferença, em média, foi de 2ºC, em relação à noite e madrugada do dia anterior

Por Viviane Oliveira | 29/12/2023 09:19
Mulher caminhando com sombrinha para se proteger do sol quente (Foto: Marcos Maluf)
Mulher caminhando com sombrinha para se proteger do sol quente (Foto: Marcos Maluf)

A bolha de calor foi embora, mas Campo Grande registrou nesta sexta-feira (29) uma das madrugadas mais quentes do ano, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). À meia-noite, os termômetros registraram 25,9ºC. Na madrugada anterior, neste mesmo horário, a máxima foi de 23,4ºC, ou seja, 2,5°C a menos.

Estudo, feito pela revista Science OF Total Environment, e divulgado pelo site Climatempo em setembro deste ano, revela que a melhor temperatura para dormir é de 20ºC a 25 °C. O sono tende a ser mais fácil e, muitas vezes, mais profundo e reparador em ambiente mais fresco.

“Naturalmente, nossa temperatura corporal cai à noite, o que ajuda a iniciar e a manter o sono. Quando o ambiente onde dormimos é muito quente, ele pode interferir na queda da temperatura e interromper o sono”, destaca a pesquisa.

Conforme a meteorologista Deise Morais, do Inmet, a máxima de 35,7ºC foi registrada às 16 horas, na Capital. No fim da tarde, as temperaturas foram diminuindo, mas mesmo assim, em ritmo lento. Às 20 horas, os termômetros registraram 29,3ºC; às 21 horas 28,1ºC; às 22 horas 27ºC; às 23 horas 25,9ºC; à meia-noite 25,9ºC e à 1 hora 25,4ºC. A diferença, em média, foi de 2ºC, em relação à noite e madrugada do dia anterior.

El Niño - O fenômeno, que aquece as águas do Oceano Pacífico em nível acima do normal, está em ação e mostrou seus efeitos com a onda de calor e temporais da primavera. No verão, ele poderá atingir seu máximo potencial. Conforme relatório do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o El Niño poderá formar novas ondas de calor até fevereiro, durante o verão, e pode potencializar a formação e a intensidade das tempestades no Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias