Nuvem funil é atração em dia de tempo fechado em São Gabriel
Moradores relataram que, por volta das 10h, o fenômeno pôde ser avistado em diferentes pontos da cidade
Na manhã desta sexta-feira (17), moradores de São Gabriel do Oeste, a 136 km da Capital, flagraram uma nuvem em formato de funil, fenômeno considerado o estágio inicial de um tornado, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na manhã de sexta-feira (17), moradores de São Gabriel do Oeste avistaram uma nuvem em formato de funil, considerada o estágio inicial de um tornado, segundo o Inmet. O fenômeno foi registrado em diferentes áreas da cidade e pode evoluir para um tornado se tocar o solo. O meteorologista Natálio Abrahão explicou que essa formação ocorre devido à circulação de ventos em alta velocidade na base de uma nuvem de tempestade, podendo trazer trovoadas e rajadas de vento fortes. A cidade está sob alerta laranja, com previsão de ventos de até 100 km/h e chuvas acumuladas entre 50 mm e 100 mm. O Inmet recomenda cuidados em caso de rajadas de vento e orienta a população a evitar abrigar-se sob árvores e a não estacionar perto de torres de transmissão.
Moradores relataram que, por volta das 10h, o fenômeno pôde ser avistado em diferentes pontos da cidade, tanto no centro quanto na zona rural. Um dos moradores, que registrou o momento em vídeo, ficou impressionado e descreveu o fenômeno como “algo cabuloso no céu”.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, a formação ocorre quando há circulação de ventos em alta velocidade na base de uma nuvem de tempestade. Em alguns casos, essa nuvem pode evoluir para um tornado se tocar o solo.
“Pela situação do momento, trata-se realmente de uma nuvem funil que se forma abaixo de uma nuvem chamada Cumulonimbus. Esse tipo de formação pode trazer trovoadas, rajadas de ventos fortes acima de 70 km/h e precipitações”, explica o meteorologista.
Importante mencionar que São Gabriel do Oeste está entre os 29 municípios sob alerta laranja, válido desta sexta-feira (17) até as 12h de sábado (18). Durante esse período, os ventos podem atingir 100 km/h, enquanto a chuva pode acumular entre 50 mm e 100 mm em um dia.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, evite usar árvores como abrigo e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com informações do jornal Idest, de São Gabriel do Oeste.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.