ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Órgãos ambientais fazem acordo inédito para regular mineração, crescente em MS

Acordo de cooperação quer aprimorar controle ambiental, fechamento de minas e recuperação de áreas degradadas

Por Lucas Mamédio | 09/07/2024 16:57
Órgãos ambientais fazem acordo inédito para regular mineração, crescente em MS
Lavra de mineração na cidade de Bodoquena (Foto: Direto das Ruas)

Órgãos públicos ambientais e Agência Nacional de Mineração (ANM) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), inédito até então, para reformular e atender melhor as demandas de concessão e da atividade mineradora em todo país. A cooperação tem cronograma que pode levar até 4 anos para apresentar relatórios e mudanças na prática.

A medida é importante para Mato Grosso do Sul porque o estado vem sendo alvo de dezenas de pedidos de pesquisa e concessão de mineração, principalmente na região da Serra do Bodoquena, que contém grande reserva de minérios. Para muitos, a mineração é altamente danosa ao meio ambiente, bem como para a atividade econômica do turismo.

Os outros dois órgãos que assinaram o ACT foram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)  o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Trata-se de acordo inédito entre as instituições nessa temática, com objetivo de ajustar os fluxos de trabalho e produzir eventuais análises conjuntas em projetos minerários.

Os técnicos das de ANM, Ibama e ICMBIO trabalham desde 2023 na elaboração do ACT. A intenção é estabelecer é regular um melhor ordenamento das outorgas de direito minerário, a otimização das ações de controle ambiental, fechamento de minas e recuperação de áreas degradadas.

Diversos produtos foram estabelecidos no ACT, dentre os quais a proposição de procedimentos conjuntos/complementares (fechamento de mina, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e fiscalização), capacitação (cursos, workshops, oficina) e compartilhamento de base dados.

No próximo dia 2 de agosto começarão as atividades técnicas relacionada ao ACT, com a primeira reunião dos Grupos de Trabalho que terão representantes de cada uma das instituições. Como dito inicialmente, o acordo terá vigência de 48 meses, ou 4 anos, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

O Campo Grande News publicou uma série de reportagens sobre os danos da atividade mineradora, principalmente na Serra da Bodoquena.

Reportagens - a primeira reportagem é revelada a situação de moradores de do Assentamento Campina, em Bodoquena, a 264 km de Campo Grande, onde a atividade mineradora supostamente está rachando a parede das casas do assentados, além de outros reflexos.

Na segunda reportagem é mostrada como toda a região da Serra da Bodoquena vem sendo objeto de interesse de atividades que são diametralmente opostas à conservação deste ecossistema. Dentre essas atividades estão a agropecuária e mineração.

Já na terceira matéria o Campo Grande News cobrou as prefeituras de Bodoquena e Bonito como é aplicado o valor recebido na cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral, porém, até o fechamento desta reportagem não houve resposta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas

Nos siga no Google Notícias