Para restaurar mata ciliar do Rio Formoso, grupo planta 250 mudas
Plantio regenerativo começa na quarta-feira (05) em alusão à Semana do Meio Ambiente
Grupo de voluntários do coletivo sul-mato-grossense ‘Mil Pelo Planeta’ realiza na quarta-feira (05) o plantio de mais de 200 árvores em Bonito, a 297 km de Campo Grande. A ação integra uma das atividades do grupo em alusão à ‘Semana Mundial do Meio Ambiente’.
O plantio regenerativo será realizado em mata ciliar do Rio Formoso. A área foi roçada para receber 250 mudas de árvores nativas e frutíferas que serão plantadas pela equipe e voluntários entre os dias 5 a 7 deste mês.
Idealizador do ‘Mil Pelo Planeta’, Neo Avila explica que o solo receberá o cuidado necessário para o desenvolvimento das mudas. “Vai ter muvuca de sementes para cobertura vegetal para ajudar as mudas a se desenvolverem. A gente também utiliza hidrogel para liberar umidade para as plantas”, diz.
Segundo o coordenador, a área escolhida tem significado especial, pois marca o primeiro plantio feio pelo coletivo há mais de três anos. “Esse plantio é muito especial pra gente também, tem várias árvores que vingaram do primeiro plantio”, conta.
Além do trabalho regenerativo da mata, a intenção é fazer com que os animais silvestres voltem a habitar a área. Desde que foi criado em 2020, o Mil Pelo Planeta promoveu o plantio de mais de duas mil mudas nativas em regime de mutirão em Bonito.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.