PMA multa fazendeiro após denúncia de queimada em período proibido
Morador em Campo Grande, dono da fazenda também pode responder por crime ambiental
Fazendeiro foi multado em R$ 2.097, por queimada em período proibido. Na tarde de sábado (dia 14), equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de São Gabriel do Oeste recebeu denuncia de incêndio em propriedade rural, localizada a 20 km da área urbana.
Os policiais foram ao local e localizaram o uso do fogo ilegalmente. O dono da fazenda fez a limpeza da área na propriedade para renovação da pastagem e incendiou os restos de arbustos e galhadas, que foram dispostos em 14 leiras.
Ele apresentou uma licença do órgão ambiental, datada de 5 de maio de 2021, porém, portaria do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), de 12 de julho deste ano, suspendeu todas as a autorizações ambientais de queima controlada por 180 dias, a contar da data de sua publicação.
Morador em Campo Grande, o dono da fazenda foi multado pela infração ambiental. Ele também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, com pena de um a seis meses de detenção.