ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Prefeitura de Três Lagoas coloca cidade em "alerta vermelho" devido às chuvas

Há risco para moradores da 1º e 2º lagoa; equipes trabalham para evitar que “situação saia do controle"

Natália Olliver | 06/03/2023 13:58
Casa das máquinas, local onde acontece o bombeamento da água para as 3 lagoas no município (Foto: Prefeitura de Três Lagoas)
Casa das máquinas, local onde acontece o bombeamento da água para as 3 lagoas no município (Foto: Prefeitura de Três Lagoas)

O município de Três Lagoas, cidade a 327 quilômetros da Capital, está em "alerta vermelho" após as fortes chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul na última semana. A prefeitura emitiu o aviso especialmente para os moradores da região da 1ª e 2ª lagoa, que recebem maior volume de água. Na semana passada, a gestão municipal já havia comunicado que a segunda lagoa transbordou e cobriu acessos entre os bairros Interlagos e Jardim Dourados.

Na manhã desta segunda-feira (6), o secretário Municipal de Meio Ambiente, Mauro De Grandi, foi até o local verificar a situação. “Estamos trabalhando 24 horas para evitar que a situação saia do controle. As bombas estão funcionando, porém, com esta quantidade de chuva, elas recebem mais água do que o normal para bombear e manter o nível. A 2º Lagoa está no limite máximo, ela não está vencendo, está recebendo três vezes mais do que consegue mandar para a primeira e terceira”, disse.

De acordo com Mauro, há risco de alagamento e inundação nas residências próximas das duas lagoas menores, devido à casa das bombas, presente na segunda, estar inundada.

“Precisamos prevenir riscos, por isso, comunicamos aos moradores dessa região que tomem as devidas providências, caso as chuvas aumentem e comecem a invadir suas propriedades. Orientamos que comuniquem a Defesa Civil, as equipes do CRAS Interlagos e a nossa Secretaria, para que possamos dar o suporte necessário às famílias e reduzir danos”.

Moradores da 1º e 2º lagoa precisam ficar atentos ao nível da água e informar a Defesa Civil (Foto: Prefeitura de Três Lagoas))
Moradores da 1º e 2º lagoa precisam ficar atentos ao nível da água e informar a Defesa Civil (Foto: Prefeitura de Três Lagoas))

Roubos - Conforme o secretário, o problema na casa das bombas foi intensificado pelo furto de fios que ocorreu no local há 10 dias. ”Prejudicou o processo de bombeamento de água. Vieram aqui no período mais crítico que é o da estiagem, arrebentaram tudo, ficou dias parado. Nesses dias recebemos enormes volumes de chuvas de até 90 milímetros. Ontem tentaram novamente furtar cabos”, complementou.

Mauro evidenciou que o município vem enfrentando fortes chuvas e temporais nos últimos dias e que até o momento já choveu 400 mm.

“Os pesquisadores já nos orientaram que o volume de chuva está maior nos últimos 80 anos. Estávamos esperando 160 e atingimos quase o triplo. Estamos orientando para os moradores ficarem atentos, tem previsão de chuva pra essa tarde desta segunda-feira”, finalizou.

Alertas -  Três Lagoas não é o único município a decretar alerta devido às chuvas. Ao menos 11 cidades de Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência, até esta segunda-feira (6). Entre eles: Antônio João, Bela Vista, Bonito, Caracol, Corguinho, Jardim, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo.

Nos siga no Google Notícias