Riedel diz que Fórum "Pontes Pantaneiras" vai nortear lei do bioma
Evento acontece até esta sexta-feira, com a participação de autoridades, especialistas e pesquisadores
O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou, durante o evento ‘Fórum Pontes Pantaneiras”, nesta quarta-feira (16), que o encontro será um instrumento norteador para a Lei de preservação do Pantanal. [Lei do Pantanal]. Ele ainda acrescentou que a convenção chegou no tempo certo, com debates importantes e esclarecedores sobre o bioma.
“Não posso me afastar da ciência nesta discussão para entender a dinâmica do bioma. Neste momento, temos muito mais perguntas que respostas. Por isso teremos que fazer uma lei que contemple todas as partes”, disse.
O representante estadual ainda pediu à Rose Modesto, superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), uma linha de crédito específica para produtores de gado sustentável no Pantanal.
“Tudo o que vai ser debatido vai nortear uma futura discussão neste momento em que o meio ambiente é uma das agendas prioritárias no mundo. Nas próximas semanas, vou me reunir com algumas pessoas para iniciar a Lei do Pantanal.”
De acordo com Riedel, ele está apenas esperando uma portaria feita pelo Ministério do Meio Ambiente e Clima para aprovar a lei.
Evento - O Fórum é o maior evento de conservação do Pantanal e vai reunir cerca de 100 palestrantes e moderadores em mais de 15 mesas redondas e painéis em Campo Grande, entre os dias 16 e 18 de agosto. Estiveram presentes autoridades, especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil que entendem com profundidade do bioma.
O objetivo é discutir soluções e possibilidades para um futuro sustentável no Pantanal, com ênfase em casos bem-sucedidos de valorização da cultura, conservação da biodiversidade e desenvolvimento da região pantaneira.
A coordenadora do Fórum, Cristina Tófoli, ressalta que o evento é uma oportunidade de reunir os atores em benefício do Pantanal para exaltar pessoas, culturas e belezas do bioma.
Rafael Chiaravalloti, pesquisador da Universidade Colégio de Londres, pontua que a história do fórum é a história de todos que já passaram, vivem ou conhecem o bioma. “É pra quem acredita que o copo sempre está meio cheio e que tem como objetivo principal criar uma rede de instituições que possam, juntas, pensar no Pantanal e que muitas vezes não se falam. Será um momento de reflexão".
O Cônsul-Geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hogei, aproveitou para explicar a relação do país com o presidente brasileiro. “O evento é mais uma forma de ressaltar o compromisso de Joe Biden e Lula, em relação às mudanças climáticas. Faremos de tudo para apoiar o Brasil em suas metas e espero que consiga continuar nossas parcerias”.
Para ele, as áreas úmidas representam um papel importante para o mundo, principalmente no momento de crise climática e acrescenta que o Brasil tem um papel ímpar nesse processo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.