Sem chuva, feriadão será com sensação térmica de 41°C e umidade abaixo dos 15%
Condições climáticas só devem mudar entre os dias 13 e 14, alerta meteorologista
Assim como tem sido os últimos dias, o fim de semana com direito a descanso prolongado, com feriado da Independência da República, na próxima segunda-feira (7), será quente, seco e sem chuva. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, a sensação térmica em Campo Grande continuará acima dos 40°C, podendo chegar a 42°C, no início da semana.
Com a sensação térmica nas alturas, entre sábado e segunda, a máxima na Capital será entre 35°C e 38°C. Sem chuva, o tempo seco faz a umidade relativa do ar continuar baixa, podendo ser menor que 15%, conforme o meteorologista.
“Até dia 13, quando deve começar a ocorrer mudanças, tudo continua igual”, afirma Abrahão. Depois disso, frente fria deve se aproximar do Estado, provocando pancadas de chuva na região sul, além de ventania.
“Turvo” – Nos últimos dias, o céu menos transparente chamou atenção de quem vive na Capital. Conforme Natálio Abrahão, essa situação tem explicação.
“É névoa seca que está ocorrendo. Muitos lugares mais longes tiveram queimadas, provocou fumaça, enquanto não chover ela não sai e vai continuar se espalhando”, explica. “Para melhorar, só com chuva”.
Enquanto isso não acontece, os cuidados básicos com a saúde devem prevalecer. Isso porque, o tempo seco pode provocar série de danos para o corpo humano. “Dá irritação no olho, ardência, desconforto na pele, como se fosse uma queimação”, destaca o meteorologista entre possíveis situações que podem ocorrer.