ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Série sobre tragédia no Pantanal vence prêmio global de fotografia

De Lalo de Almeida, série ganhou o World Press Photo, a mais prestigiosa premiação de fotojornalismo mundial

Lucas Mamédio | 15/04/2021 15:13
Clique de um corpo de macaco carbonizado na Serra do Amolar (Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)
Clique de um corpo de macaco carbonizado na Serra do Amolar (Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)

Uma série de fotos mostrando a devastação das queimadas no Pantanal em 2020 ganhou categoria Meio Ambiente do World Press Photo, a mais prestigiosa premiação de fotojornalismo do mundo.

O autor é o também prestigiado Lalo de Almeida, fotógrafo da Folha de São Paulo. A série premiada de fotografias de Lalo, que ao longo de meses em 2020 cobriu a destruição do Pantanal provocada pelo fogo impressionou principalmente pelo retrato de um bugio ajoelhado e carbonizado no meio de uma mata devastado, numa fazenda na Serra do Amolar, Pantanal sul-mato-grossense.

O registro do macaco morto impressiona pela semelhança com a figura humana e pela dificuldade em distinguir a diferença entre o corpo do animal e o cenário em volta dele, também carbonizado.

A gente foi ver o que sobrou e encontramos a família de bugios totalmente queimada”.

Segundo Pilar Olivares, jurada e fotógrafa da Reuters, em entrevista à Folha, a série de dez fotos de Lalo “é a história dos incêndios que mais me impactou”, disse. “Cada foto nos mostra uma situação triste de devastação sem perder o sentido estético”.

O fotógrafo contou que esteve no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul por quatro vezes para cobrir a tragédia ambiental.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias