ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Vídeo mostra paisagem acinzentada no Rio Paraguai sob fumaça

Corumbá amanheceu com fumaça tomando conta da paisagem; Bombeiros alertam para novos incêndios

Por Lucas Mamédio | 22/07/2024 16:01

Um vídeo gravado às margens do Rio Paraguai na manhã desta segunda-feira (22), em Corumbá, mostra como a fumaça deixou a paisagem do Pantanal na região completamente acinzentada por conta dos novos focos de incêndio.

O vídeo foi gravado durante um passeio de barco do corumbaense Armando Arruda Lacerda, que tem o hábito de atualizar a situação do Pantanal em suas redes sociais.

“O vídeo foi logo que saí da Marina Limoeiro hoje (22) e cruzei o Forte Junqueira às 07h40. A fumaça estava densa e a respiração difícil”.

Uma foto tirada por Armando também mostra a mesma situação de clima esfumaçado. Ao fundo é possível ver os edifícios da cidade de Corumbá.

Foto tirada por Armando no Rio Paraguai que mostra a fumaça na região de Corumbá (Foto: Armando Arruda Lacerda)
Foto tirada por Armando no Rio Paraguai que mostra a fumaça na região de Corumbá (Foto: Armando Arruda Lacerda)

Novos focos - De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, os focos de incêndio voltaram na região. Eles têm origem na área de adestramento da Marinha, localizada na região pantaneira conhecida como Rabicho, bem às margens do Rio Paraguai.

 Até ontem (21) uniam forças para o combate 20 militares da corporação e equipe do PrevFogo do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente de Recursos Naturais Renováveis).

Temperaturas que chegam a 35ºC em pleno inverno, baixa umidade relativa do ar e fortes rajadas de vento dificultam o trabalho de combate. Os brigadistas manejam aceiros (corredores sem vegetação) em fazenda próxima para evitar que as chamas se espalhem. A própria Marinha participa do combate aos incêndios ativos no Pantanal, em outras regiões, inclusive usando navios para lançamento de água.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias