ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 29º

EpiMania

Mais de um namorado? Casal fala de "dores e amores" de relação nada monogâmica

Alessandra e CJ namoram há mais de um ano, mas ainda assim possum relações paralelas com outras pessoas

Por Gabi Cenciarelli | 16/08/2024 08:00
Alessandra Coelho, CJ, Gabi Cenciarelli e Lucas Mamédio durante gravação do EpiMania (Foto: Thiago Mendes)
Alessandra Coelho, CJ, Gabi Cenciarelli e Lucas Mamédio durante gravação do EpiMania (Foto: Thiago Mendes)

O quarto episódio do Epimania, podcast do Campo Grande News, fala sobre relações não monogâmicas, aquelas que permitem mais de um parceiro no campo afetivo e amoroso.

Atualmente, o conceito de não monogamia vem sendo ressignificado, sendo colocado até no campo político, como uma forma de desconstruir padrões estabelecidos pelo patriarcado e capitalismo, por exemplo.

Para muitos, ser não monogâmico é gozar de uma liberdade na forma de se relacionar não alcançada em relações com um só parceiro.  É o caso da Alessandra e do CJ. Os dois namoram a pouco mais de um ano e ambos tem outros namorados fora da relação.

Ter mais de um namorado ou relações estáveis que não são propriamente namoro, pode incomodar, até chocar. Mesmo em relações "fechadas" entre duas pessoas, é normal que o sentimento de ciúmes e posse surjam,  então como funciona no relacionamento "aberto"? Como é possível não sentir ciúmes do seu parceiro que, eventualmente, se relaciona com outra pessoa?

Esse foi o tema do quarto episódio do EpiMania, no qual os anfitriões Gabi Cenciarelli e Lucas Mamédio bateram um papo com o casal de artistas para entender um pouco mais sobre como tudo isso funciona na prática para eles.

Um dos assuntos debatidos no episódio foi sobre a hierarquização dos sentimentos dentro das relações. Para o casal, não existe amor maior ou mais importante. Assim como ter muitos amigos e amar a todos de forma diferente sem que isso interfira nas relações, funciona nos relacionamentos amorosos.

"Assim como qualquer outra relação, eu acho que tudo se faz na base do diálogo. A gente nunca escreveu um livro de regras do que pode ou não pode no nosso namoro, mas a gente conversa todos os dias sobre o que desconforta", afirmou Alessandra.

Outra dúvida levantada foi sobre traição. Se é permitido se relacionar com outras pessoas, existe traição dentro do relacionamento não monogâmico?

Para o casal de artistas, é possível trair em uma relação aberta, mas não existe uma regra única pra esse tipo de relacionamento.

"A não monogamia é anticolonial e anticapitalista, de posse. Isso porque ela quebra a competição e hierarquia que existe nas relações.", disse CJ.

Assista na íntegra ao 4° episódio do podcast EpiMania abaixo:

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias