Geração fraca? Psiquiatra fala se "epidemia" de transtornos é fato ou exagero
TDAH, burnout, ansiedade, médica psiquiatra Camila Sales explicou o que é cada doença
O terceiro episódio do podcast EpiMania, do Campo Grande News, fala sobre transtornos psicológicos mais comuns diagnosticados atualmente nos consultórios.
Não é raro ouvir relatos de pessoas que suspeitam ou que realmente tenham Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o famoso TDAH. Outro transtorno muito falado no mundo de hoje é o ‘burnout’, um estado de exaustão caracterizado pelo desencanto com o emprego e uma sensação de ineficiência.
Isso sem falar em doenças mais comuns ligadas à saúde mental, como a própria depressão e ansiedade, que podem andar juntas com essas já listadas.
E quem conversou com os anfitriões do EpiMania, Gabi Cenciarelli e Lucas Mamédio, foi a médica psiquiatra Camila Sales, fundadora de um instituto em Campo Grande especializado em saúde mental.
Um dos pontos levantados no podcast foi se a sociedade, atualmente, está mais doente ou se a medicina evoluiu a ponto de diagnosticar melhor essas doenças.
“Um pouco das duas coisas, porque a gente tem diagnosticado transtornos diferentes, uma identificação melhor, mas alguns transtornos então mais evidentes por conta da forma com que a gente lida com a nossa vida atualmente”, disse Camila.
Outro debate importante em torno do tema saúde mental é o fato de muitas pessoas descredibilizarem o paciente acometido pelo transtorno, como se houvesse exagero ou até que a pessoa não fosse forte o suficiente.
Para Camila, é difícil chegar a uma conclusão neste assunto. “Cada um tem uma experiência pessoal, não posso transportar as minha visão pro outro. O que importa é o sofrimento, e ele é real”.
Assista na íntegra ao 3ª episódio do podcast EpiMania abaixo:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.