ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  30    CAMPO GRANDE 22º

Política

Adriane promete colocar “casa em ordem” para atualizar convênios com hospitais

Durante sabatina do São Julião, candidata à reeleição garantiu que Hospital Municipal não será “concorrente”

Por Jhefferson Gamarra e Izabela Cavalcanti | 30/09/2024 13:51
Prefeita Adriane Lopes durante sabatina no Hospital São Julião (Foto: Divulgação)
Prefeita Adriane Lopes durante sabatina no Hospital São Julião (Foto: Divulgação)

Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição para a Prefeitura de Campo Grande, participou na manhã desta segunda-feira (30) de uma sabatina no Hospital São Julião, um dos principais hospitais filantrópicos da cidade. Durante o evento, a prefeita conversou com funcionários, gestores do hospital e lideranças comunitárias da região.

Em seu discurso, a atual gestora prometeu “colocar a casa em ordem” para atualizar os convênios com os hospitais filantrópicos, ressaltando que a tabela de preços utilizada para remunerar os serviços de saúde prestados não é revisada há seis anos.

“A minha proposta é, com as contas em dia, atualizar essa tabela de preço e pagar com justiça por cada serviço que precisamos. Hoje as filantrópicas e os prestadores são braços da gestão pública”, disse Adriane.

Adriane explicou que, durante sua gestão, houve uma reestruturação nas contas públicas para permitir novos investimentos na saúde e em outras áreas prioritárias da cidade. Segundo a prefeita, Campo Grande enfrentava um cenário financeiro complicado, com um limite prudencial de gastos com pessoal e custeio da máquina pública acima de 59%, o que excedia os 51% permitidos por lei.

“Cada ponto percentual que eu baixo significa R$ 30 milhões de economia ao mês para a prefeitura. Em dois anos, conseguimos reduzir esse índice para 53,9%, gerando uma economia significativa que está sendo reinvestida em serviços públicos essenciais”, explicou a candidata.

Além da atualização dos convênios, Adriane defendeu que o projeto do novo hospital municipal, que está em andamento, não será uma concorrência para os hospitais filantrópicos, como o São Julião.

“A construção do hospital municipal vem para somar aos serviços de saúde já existentes. Serão 259 novos leitos, 10 centros cirúrgicos e a ampliação de exames e consultas diárias. Esse hospital não vem disputar com o São Julião ou outros filantrópicos, mas sim complementar e fortalecer o sistema de saúde da cidade”, afirmou.

Ela também destacou que há mais de 20 anos não são construídos novos leitos hospitalares em Campo Grande, o que se tornou um desafio diante do crescimento populacional. “Campo Grande deixou de ser uma cidade de médio porte e passou a ser uma cidade de grande porte, mas os serviços de saúde não acompanharam esse crescimento. O hospital municipal é uma das respostas que estamos dando a esse problema”, acrescentou Adriane, frisando que a obra será realizada com planejamento estratégico para evitar sobrecarga financeira.

Ainda durante a sabatina, Adriane elogiou o trabalho do Hospital São Julião, principalmente no que diz respeito ao projeto “Lixo Zero”, que recicla 57% dos resíduos gerados na instituição, evitando o envio de 8.700 toneladas de resíduos ao aterro sanitário, prometendo replicar na capital.

“Nós estamos avançando nessa área de carbono zero. Campo Grande já está na fase de ebulição das mudanças climáticas, e precisamos de iniciativas como essa para tornar a cidade mais resiliente e sustentável. Eu já orientei o secretário de Educação a visitar o modelo da escola dentro do São Julião para copiar e implementar esse sistema em outras instituições da cidade”, afirmou a prefeita.

Outro ponto abordado por Adriane foi a melhoria da infraestrutura urbana na região do Hospital São Julião. Uma das demandas mais recorrentes dos moradores e do hospital é a transformação da Rua Lino Villachá, uma importante via de acesso à unidade, em uma avenida de mão dupla. A prefeita reconheceu as dificuldades de duplicar a via, devido à estreiteza da avenida e à presença de imóveis ao longo de sua extensão, mas garantiu que o recapeamento já está no planejamento da Secretaria de Obras. “Nós retomamos a obra de asfalto no bairro Nova Lima, e o recapeamento da Lino Villachá, que foi solicitado já no passado, será feito como parte desse planejamento”, garantiu.

A sabatina no Hospital São Julião faz parte de uma série de encontros que a instituição promove com os candidatos à Prefeitura de Campo Grande, com o objetivo de discutir propostas para o futuro da saúde na cidade.

Nos siga no Google Notícias