Após impasse, deputados formam comissão para acompanhar desocupações do Incra
Após impasse entre representantes dos assentamentos, vereadores e prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro (PSDB), com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), os deputados resolveram formar uma comissão para visitar “in loco” os assentamentos em que a entidade está realizando desocupações de lotes irregulares.
Esta decisão foi tomada após a reunião realizada ontem na Assembleia que articular um entendimento entre as partes, porém que não teve resultados práticos. O prefeito de Itaquiraí pediu que os trabalhadores que estão há bastante tempo e que estão produzindo tenham seus lotes regularizados e os vereadores ainda requisitaram a suspensão das reintegrações de posse.
O superintendente do Incra, Celso Cestari, destacou que irá rever os casos em que não houve irregularidade, porém destacou que as desocupações possuem mandado judicial e fazem parte de uma investigação realizada pelas autoridades competentes. “Se houver erros vamos corrigir, mas se for irregular não tem como, quem compra lote de reforma agrária sabe que a prática é ilegal”, destacou ele.
Os deputados Márcio Fernandes (PT do B) e Mara Caseiro (PT do B) vão articular esta comissão para acompanhar estas desocupações e evitar maiores danos. “Estamos questionando a forma e a maneira como estão julgando essas pessoas assentadas. É preciso analisar caso a caso. O que não pode é despejar trabalhador que está a sete anos no lote, sem fazer qualquer avaliação como vive esta família”, destacou Caseiro.