Após polêmica, aprovado projeto que autoriza animais em hospitais de MS
Emenda exige que hospitais, caso permitam acesso, tenham espaço específico para receber animais de estimação dos pacientes
O projeto autorizativo à entrada de animais de estimação em hospitais públicos e particulares de Mato Grosso do Sul foi aprovado em segunda votação, na Assembleia Legislativa. Após a polêmica na primeira votação, desta vez, a proposta teve unanimidade entre os parlamentares.
O projeto do deputado Lídio Lopes (Patri) foi aprovado com emenda de Marçal Filho (PSDB), que determina que as instituições somente poderão receber animais em ambiente específico, não sendo permitida a entrada na enfermaria ou quarto, por exemplo.
O projeto também exige a emissão de laudo de médico veterinário. A proposta foi aprovada por 21 votos a 0.
No dia 23 de abril, o projeto foi aprovado em primeira votação, com 11 votos a 6, depois de muita polêmica. Os deputados contrários reclamaram que a proposta precisava passar por discussão mais ampla, por conta dos riscos à saúde dos pacientes.
Lídio Lopes defendeu o projeto, justificando que audiência pública discutiu o assunto e há aval de entidades ligadas à saúde, além de ser benéfico ao tratamento e recuperação do paciente.
Agora, o projeto depende do aval do governador do Estado, Reinaldo Azambuja.