Aprovada mudança em regra para exames de aptidão mental em concursos
Não serão permitidos laudos de fora em concursos da Polícia Militar e Civil
Os deputados aprovaram, durante sessão, o projeto que exige que os exames de aptidão mental aos candidatos em concursos da Policia Civil e Militar, sejam feitos por empresas credenciadas no certame, não aceitando laudos de outros profissionais.
A proposta teve 16 votos a favor e nenhum contra. O autor do projeto, o deputado Evander Vendramini (PP), explicou que a intenção é que sejam selecionados candidatos que possuam características intelectuais e de personalidade compatíveis com as atribuições da função.
O parlamentar cita que estes policiais precisam estar aptos (mental) para desenvolver atividades e funções como portar arma de fogo. “Serão utilizados testes psicológicos, como medidas psicométricas para avaliar habilidades específicas e inteligência geral, bem como características de estrutura de personalidade”, descreveu.
A proposta ainda destaca que os exames serão realizados profissionais de instituições ou empresas especializadas e credenciadas especificamente para esse fim. Como foi aprovado em segunda votação, a proposta segue agora para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que poderá vetar ou sancionar a matéria.