Bancada de MS vota a favor de aposentadoria menor para professor
Trabalhadores poderão optar pela regra de transição que prevê pedágio de 100% sobre o tempo que falta para a aposentadoria
A bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados foi unânime e votou a favor da redução da idade de aposentadoria para os professores. Os parlamentares acataram a proposta que permite aos professores da educação infantil e do ensino básico se aposentem trabalhando cinco anos a menos que o exigido.
A emenda reduz a idade mínima dos professores que já estão trabalhando e vão optar pela regra de transição que prevê pedágio de 100% sobre o tempo que falta para a aposentadoria. O destaque diminui a idade mínima para 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres).
Votaram a favor dos professores os deputados Beto Pereira (PSDB), Rose Modesto (PSDB), Dagoberto Nogueira (PDT), Tereza Cristina (DEM), Fabio Trad (PSD), Luiz Ovando (PSL), Loester Carlos (PSL) e Vander Loubet (PT). O plenário somou 465 votos a 25.
A redução vale apenas para professores federais, de instituições privadas e de municípios sem regime próprio de Previdência.
O destaque foi aprovado com acordo tanto na base aliada como na oposição. O texto principal da reforma previa aposentadoria de professores a partir de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres.