ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  11    CAMPO GRANDE 22º

Política

Câmara dos Deputados mantém congelamento de reajuste a servidores federais

Contra o veto foram 165 deputados e 316 a favor

Adriano Fernandes | 20/08/2020 20:13
Câmara dos Deputados mantém congelamento de reajuste a servidores federais
Congresso Nacional em Brasília. (Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados/Agência Câmara de Notícias)

A Câmara dos Deputados manteve a proibição de reajustes a servidores federais, que estão na linha de frente da covid-19, como os das áreas de saúde, segurança pública, limpeza urbana e serviços funerários.

Ontem, os senadores votaram pela rejeição do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por 42 votos a 30. Além da senadora Simone Tebet (MDB) até mesmo Soraya Thronicke (PSL), uma das maiores aliadas do presidente, votaram a favor da derrubada do veto. Já o senador Nelsinho Trad (PSD) votou com o presidente, pela manutenção do veto.

Contudo, um veto só é derrubado se houver maioria absoluta tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Na sessão do Congresso Nacional, nesta quinta-feira, 165 votos deputados foram contra o veto e 316 a favor.

A proibição de reajustes e progressão funcional valerá até 31 de dezembro de 2021. Ainda conforme o portal de notícias da Câmara ficam de fora da restrição os aumentos aprovados antes do estado de calamidade pública, como o concedido aos militares das Forças Armadas.

O veto

Ao aprovar o pacote de ajuda no valor de R$ 125 bilhões a estados e municípios, no início da pandemia, o Congresso inicialmente autorizou governos locais a reajustar salários de funcionários da saúde e da segurança pública que trabalham na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Esse dispositivo, no entanto, foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro.


 

Nos siga no Google Notícias